Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Janeiro Roxo reforça a importância do combate à Hanseníase
Início do conteúdo da página

Campanha Janeiro Roxo reforça a importância do combate à Hanseníase

Publicado: Quarta, 10 Janeiro 2024 09:14
imagem sem descrição.
Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e tratamento da Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando por meio da Campanha Janeiro Roxo, ações de informação e alerta à comunidade atendida pelas unidades de saúde do município.
 
 
A Secretária Sabrina Loureiro destaca a importância do incentivo ao cuidado aos sintomas e na busca por tratamento, “sabemos que a hanseníase é uma doença que muitas vezes não tem tanta visibilidade e por isso, a importância do trabalho realizado por nossas equipes, tanto no SAE como nas ESFs. Orientamos para que na dúvida ou presença de sintomas, a comunidade procure a unidade de saúde mais perto. Estamos preparados para acolher, atender e orientar”, afirma Sabrina.
 
Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas na pele, perda de sensibilidade ao toque, calor ou dor, dormência, formigamento ou sensação de choque nos nervos, fraqueza muscular, perda de força nas mãos, pés ou músculos faciais, presença de feridas que não cicatrizam facilmente, inchaço ou espessamento de nervos, geralmente na região dos cotovelos, pulsos ou joelhos, além de problemas oculares.
 
O Enfermeiro responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Glauber Marques, comenta sobre a importância do acompanhamento, “a hanseníase é uma doença que tem cura e se tratada desde os primeiros sintomas pode apresentar bons resultados. A rede pública de saúde oferece todo o tratamento necessário ao paciente e seus familiares. Reforçamos mais uma vez, a importância da busca por atendimento tanto no SAE como nas ESFs”, pontua.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página