Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vigilância em Saúde alerta sobre importância da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti
Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde alerta sobre importância da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

Publicado: Segunda, 08 Janeiro 2024 10:09
imagem sem descrição.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça o alerta sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite diversas doenças, entre elas, Dengue, Zika e Chikungunya.
 
 
Segundo a Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, cuidados simples como não deixar água parada em recipientes sem tampa, armazenar pneus e garrafas corretamente, além de manter pátios, áreas externas, piscinas e caixas d’águas limpas e manter vasos de plantas com areia são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.
 
Em São Borja, a Vigilância em Saúde realiza um importante trabalho de monitoramento, conscientização e fiscalização dos focos, além de acompanhar diretamente todos os casos suspeitos. A Veterinária responsável, Janaína Leivas explica que em todos os casos, a colaboração dos moradores é essencial, agindo desde a prevenção até a busca por atendimento médico.
 
A SMS alerta para sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. “Nossas unidades de saúde estão prontas para atender e dar os devidos encaminhamentos para casos suspeitos. Além disso, nossos Agentes Comunitários de Endemias realizam diariamente a busca ativa tendo como objetivo eliminar os possíveis focos do mosquito. A conscientização de todos é fundamental para o combate”, afirma Sabrina.
Em caso de suspeita de Dengue, Zika e Chikungunya deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima. Além disso, locais com possíveis focos podem ser denunciados aos ACEs ou então, à Vigilância em Saúde pelo contato (55) 3431-7856.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página