Página inicial > Últimas Notícias > Nasf agora é eMulti - Município oferece procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares

Publicado: Sexta, 28 Julho 2023 08:46
Atualmente, São Borja através da Secretaria Municipal da Saúde, oferece, de forma integral e gratuita, alguns procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. São oferecidos serviços como meditação, constelação familiar, acupuntura, reiki, auriculoterapia, danças circulares, Microfisioterapia e leitura biológica. Os atendimentos acontecem na eMulti (antigo NASF), localizado na Rua Olinto Arami Silva esquina com Soldado Mancias Alves. nº 362 e também no Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER).

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro afirma que as evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. “Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas”, explica ela.