Página inicial > Últimas Notícias > Museu Getúlio Vargas terá seu acervo digitalizado por meio do IREE

Museu Getúlio Vargas terá seu acervo digitalizado por meio do IREE

Publicado: Quarta, 12 Julho 2023 12:31

Foi realizada nesta quarta-feira (12/07), a solenidade de apresentação do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), que fará a digitalização do acervo do Museu Getúlio Vargas, como resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o Instituto.

O evento que aconteceu no Museu Getúlio Vargas marcou o início dos trabalhos, com a visita técnica dos representantes do IREE e explanação sobre como será o processo de catalogação e digitalização dos documentos, livros, escritos e fotografias presentes no espaço cultural que preserva a trajetória pessoal e profissional do político.

Ao todo, mais de quatro mil itens devem ser disponibilizados de forma digital aos visitantes por meio do trabalho realizado pelo Instituto e que será coordenado pelo Diretor do Centro de Memória Brasileira, Lira Neto.

O Prefeito Eduardo Bonotto, ao receber o biógrafo de Getúlio Vargas, Lira Neto, além do Editor da Contracorrente e representante do IREE, Gustavo Marinho, e a bibliotecária, Eliane Nany, destacou a importância da parceria, “podermos contar com o trabalho de profissionais renomados na digitalização do acervo do nosso museu é extremamente importante. Assim como fez Getúlio Vargas com sua trajetória e legado, termos os materiais em formato digital irá transcender barreiras, dando mais visibilidade tanto ao líder político como ao nosso município, levando a história e feitos de Getúlio Vargas ao acesso de todos e despertando o desejo de visita à Terra dos Presidentes”, pontuou.

Também participaram do evento, o Vice-Prefeito, Roque Feltrin, o Presidente da Câmara de Vereadores, Elvio Feltrin, além do Vereador Lindolfo Hardt e da representação do Vereador José Luiz Machado, bem como, a Promotora de Justiça, Melissa Juchen, secretários municipais, representantes de instituições de ensino, escritores, historiadores e membros do Grupo de Pesquisa, Templários Missioneiros.