Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Contribuintes podem fazer destinações do Imposto de Renda em favor de programas sociais
Início do conteúdo da página

Contribuintes podem fazer destinações do Imposto de Renda em favor de programas sociais

Publicado: Quinta, 05 Mai 2022 08:50 | Última Atualização: Quinta, 05 Mai 2022 08:50
imagem sem descrição.

 

Como em anos anteriores, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Conselho Municipal do Idoso em São Borja estão reforçando apelo para que pessoas físicas e jurídicas façam destinações do Imposto de Renda (IR) a pagar em 2022 para programas sociais nos dois setores. As destinações devem ser confirmadas através das declarações do IR que vão ser entregues até o final deste mês. As pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto devido (declaração pelo modelo completo).

O dinheiro vai direto para a conta-corrente dos Fundos Municipais, que distribuem os valores arrecadados para os projetos sociais, aprovados via edital público, das entidades a eles vinculadas. Além disso, os cidadãos podem dividir o total dos 6% entre os dois fundos, ou seja, 3% para cada um. O próprio Programa da Declaração do Imposto sobre a Renda já calcula o limite a ser destinado e ressarcido. As pessoas podem destinar mais que os 6% que a legislação permite. No entanto, só será devolvido o limite dos 6% do IR devido.

Em São Borja, além dos dois conselhos, também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está mobilizada para que sejam feitas as destinações. No caso de dúvidas, podem ser acionados os telefones 3431-9993 e 3430-4035. Na prática, a pessoa física ou jurídica vai direcionar para instituições que cuidam de crianças e de idosos uma parcela do dinheiro que, de qualquer modo, terá de desembolsar para a Receita Federal do Brasil.

Em relação a ações de apoio a crianças e adolescentes, Casa de Acolhida, CRAS, CREAS, Apae e Centro de Formação Tereza Verzeri estão entre as instituições que podem ser auxiliadas. Na área de assistência aos idosos, são duas entidades que podem receber recursos - o Centro Dia do Idoso e o Asilo São Vicente de Paula.

Os declarantes do imposto vêm, cada vez mais, fazendo destinações a programas e entidades sociais. Na cidade, como exemplos, a Apae e o Assiso São Vicente Paula têm feito investimentos e melhorias com o dinheiro do IR. Entre os avanços implementados, são feitas reformas internas ou ampliações e ainda instalação de sistema de geração de energia solar.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto ressalta que para quem já fez a declaração do IR, caso deseje fazer a destinação, basta retificar a Declaração do IR já enviada.

Já o Prefeito Eduardo Bonotto lembra que essa é uma importante ferramenta de transformação social, onde os cidadãos podem contribuir diretamente com a vida das crianças, adolescentes e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para mais informações sobre a destinação do Imposto de Renda basta acessar o site: www.gov.br/receitafederal ou o link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/educacao-fiscal/educacao-fiscal/projeto-destinacao
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página