Página inicial > Últimas Notícias > Sem categoria > Licitação deserta para obras na pista do aeroporto em São Borja

Licitação deserta para obras na pista do aeroporto em São Borja

Publicado: Terça, 15 Junho 2021 07:59 | Última Atualização: Terça, 15 Junho 2021 07:59
Foto: Arquivo Ana Possobon

Contrariando as expectativas, empresas não apresentaram propostas na licitação de Concorrência Pública visando à execução de obras de melhoria na infraestrutura do Aeroporto Regional João Manoel em São Borja. A data estabelecida foi 10 de junho e, diante do processo licitatório deserto, a Administração Municipal terá de abrir uma nova concorrência. Com a utilização de recursos federais, é prevista a aplicação de R$ 5 milhões, para a reforma completa da pavimentação da pista de pousos e decolagens do terminal aéreo.

Agora, mediante decisão administrativa do prefeito Eduardo Bonotto e do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Projeto, João Pedro Daitx, será necessária a publicação de um novo edital de licitação através do Diário Oficial do Município e outros veículos de imprensa. A partir da data desta publicação, será observado prazo de 30 dias para a apresentação de propostas, segundo informa a Comissão de Licitações do SMPOP.

Técnicos da Infraero já desenvolveram o projeto básico, mas agora, através da indicação da concorrência, sairá definição de empresa para elaborar o projeto de execução e realizar a revitalização da pista do aeroporto. A área é de 1,6 mil metros de extensão e 40 metros de largura. Para uma etapa posterior, é previsto o cercamento do local, a fim de melhorar as condições gerais de segurança.

Depois de meio século de suspensão nas operações, os serviços de ligação aérea entre São Borja e Porto Alegre foram retomados em 21 de novembro de 2019, parando, entretanto, algum tempo depois devido à pandemia do Coronavírus. No entanto, a empresa Azul Linhas Aéreas, nova responsável pelas operações, prevê retomada para a partir de julho. A Azul Conecta será a responsável pelos voos comerciais, no circuito Porto Alegre-São Borja e São Borja-Porto Alegre.

O prefeito Bonotto recebeu informação da empresa que, inicialmente, a conexão aérea com a capital do Estado será feita de forma compartilhada com a cidade de Santa Rosa. Isto porque a projeção é de demanda menor na fase inicial da retomada. Depois, porém, São Borja terá voo específico ligando à capital gaúcha e durante mais vezes durante a semana.