Página inicial > Últimas Notícias > Votação da consulta popular começa na terça-feira

Votação da consulta popular começa na terça-feira

Publicado: Segunda, 31 Julho 2017 09:01 | Última Atualização: Segunda, 31 Julho 2017 09:01

Em todo o estado do Rio Grande do Sul será realizada a votação dos Coredes a fim de que a população defina os projetos que serão executados em 2018. São Borja está no Corede da Fronteira Oeste, sendo destinado para região R$ 2,8 milhões. Na cédula de votação constam seis projetos para região, sendo necessário a participação da população para que o município receba os recursos no próximo ano.

Em anos anteriores, ocorreu de São Borja ficar de fora da divisão dos recursos das consultas populares por não alcançar o percentual mínimo de votos. Para não recorrer ao mesmo erro, a Prefeitura de São Borja montou uma estratégia para angariar maior participação popular e ter os votos necessários para ser beneficiada pelo governo do estado.

Na sexta-feira passada (28/07), o chefe de gabinete, Reinaldo Garcia, e o responsável pela Sala dos Conselhos, Alberi Carvalho (Dico), explicaram como será a votação e de que forma as equipes irão trabalhar. As equipes percorrerão casa por casa em busca de eleitores para participar da votação. Na terça e quarta-feira (01 e 02 de Agosto), os votos serão coletados com um aplicativo para celular criado pelo governo do estado, e para isso, a Prefeitura formou três grupos de trabalho.

O requisitos para participar do pleito são; título de eleitor e ser votante no município. Caso a pessoa tenha o título cadastrado em outra cidade seu voto irá para região de origem. O eleitor também não pode votar duas vezes, pois anulará seu voto.

Na quinta-feira (03/08), a votação será apenas pela internet no site desenvolvido pelo governo do estado: vota.rs.gov.br.

Confira a cédula de votação:

1 - SAÚDE - Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares).

2 - CULTURA, TURISMO E ESPORTES: Plano de Desenvolvimento Turístico Regional.

3 - AGRICULTURA: Pavimentação urbana e rural para melhorar o acesso aos municípios.

4 - DESENVOLVIMENTO RURAL - Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

5 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Organização de exposições, feiras de produtos para Integração comercial regional.

6 - OBRAS: Pavimentação urbana e rural para melhorar o acesso aos municípios.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho/ Decom