Página inicial > Últimas Notícias > INPE pretende implantar radar móvel em São Borja

INPE pretende implantar radar móvel em São Borja

Publicado: Quinta, 27 Julho 2017 15:51 | Última Atualização: Sexta, 04 Agosto 2017 10:59

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, recebeu nesta quinta-feira (27/07), pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ariane Frassoni dos Santos e João Gerd Z. de Mattos, ambos doutores em meteorologia, que informaram que o órgão pretende instalar um radar móvel no município a fim de realizar pesquisas científicas.

O equipamento monitora a localização da precipitação, bem como seu deslocamento, tipo e intensidade em um raio de 100 quilômetros que contempla a cidade e municípios vizinhos. A partir de seus dados, os pesquisadores querem analisar as chuvas convectivas que ocasionam impactos severos na região e fazer relações sobre a agricultura e as futuras implicações decorrentes dos altos índices pluviométricos.

A instalação do instrumento faz parte de uma pesquisa associada ao projeto RELAMPAGO, financiado pela Fundação de Ciência dos Estados Unidos e conta com a cooperação da Agência Espacial Americana (NASA) e de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o Serviço Meteorológico e o Conselho Científico e Tecnológico da Argentina (CONICET), a Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (CONICYT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o INPE, por meio do pesquisador principal Luiz Augusto Toledo Machado, além de diversas universidades na região do cone sul. Os pesquisadores visitantes lembraram que a fronteira Oeste do Rio Grande do Sul é frequentemente atingida por eventos meteorológicos causadores de intensas chuvas e lembraram que São Borja é afetada pelas cheias do Rio Uruguai. Devido ao município estar em uma faixa de fronteira, é possível a interação com pesquisadores de outros países e das universidades da região.

O INPE sugere a instalação do radar móvel em uma área ampla e livre de obstáculos e solicita que o município disponibilize energia e internet. Caso haja um local apropriado na cidade, o radar ficará em São Borja de 15 de agosto de 2018 a 30 de abril de 2019. Durante esse período, os cidadãos do município poderão receber informações do volume de chuvas, através de um aplicativo para celular ou plataforma web.

Roque Feltrin destacou como muito importante o interesse do órgão em realizar pesquisas no município, bem como, explicou que as informações contribuirão no trabalho da Prefeitura e da Defesa Civil nas próximas cheias do Rio Uruguai.

Participaram da reunião, o secretário Edson Damião Ribas, o diretor Airton Rocha, a diretora Kátia Aguilar e a cidadã Rose Guedes.

Fonte: Decom /Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom