Página inicial > A Prefeitura > Notícias > Programa Internet para Todos vai abranger todo interior do município

Programa Internet para Todos vai abranger todo interior do município

Publicado: Quarta, 28 Março 2018 10:49 | Última Atualização: Quarta, 28 Março 2018 10:50 | Acessos: 1436

São Borja é um dos primeiros municípios no país a firmar convênio com o governo federal, visando colocar em funcionamento, em âmbito local, o programa Internet para Todos. O convênio foi assinado em 12 de março pelo prefeito Eduardo Bonotto, em Brasília, com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações, com previsão de que entre em operação já nos próximos meses. A coordenação, na Prefeitura, será da Secretaria Municipal de Administração.

No caso de São Borja, o serviço de internet banda larga será ativado em todas as escolas da rede municipais do interior. O secretário Plínio Klein informa que, com isso, serão abrangidas as localidades de Coudelaria de Rincão, São Marcos, Ivaí, Vila Brites, São Miguel, Rincão de Santana, Rincão do Meio, Samburá, Sarandi, Mercedes, Nhu-Porã e Timbaúva.

Uma licitação do Ministério das Comunicações vai definir se o sinal de internet será transmitido por antena ou por rádio. O desembolso do município será apenas no sentido de garantir o local necessário, mais energia elétrica e dar proteção ao patrimônio da União. O secretário Klein destaca que, além de atender gratuitamente a demanda das escolas, o programa Internet para Todos poderá
estender-se a moradores nas proximidades, pagando custos acessíveis.

O programa de banda larga de alta velocidade é possível, em todo o território nacional, graças ao funcionamento, a partir de 2017, de um satélite potente adquirido pelo governo federal. Inicialmente, foi atendida à demanda do Ministério da Defesa, no controle das fronteiras, e agora a meta é atender às áreas de Educação e de Saúde. A ideia é universalizar o acesso de um serviço considerado essencial nas escolas e unidades de saúde, de modo que mesmo os lugares remotos tenham o adequado intercâmbio da informação.

Cidade Digital

O prefeito Eduardo Bonotto e sua equipe também trabalham para colocar em operação, na área urbana, outro programa de internet, o Cidade Digital. Neste caso, porém, os recursos do investimento terão de ser bancados com recursos do orçamento municipal e mediante licitação para definir uma empresa prestadora dos serviços.

O secretário da Administração, Plínio Klein, prevê que, neste caso, as ações práticas deverão ocorrer a partir do próximo ano. Através da iniciativa, será disponibilizado sinal gratuito de internet em locais de maior frequência popular, como Cais do Porto, Parque General Vargas, as principais praças da cidade e todos os setores de serviço da Prefeitura.

Fonte:DECOM