Página inicial > A Prefeitura > Notícias > Secretário comemora avanços em relação à Educação Infantil

Secretário comemora avanços em relação à Educação Infantil

Publicado: Quinta, 13 Dezembro 2018 08:00 | Última Atualização: Quinta, 13 Dezembro 2018 08:00 | Acessos: 1917

Prestes a encerrar o ano escolar de 2018, o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que há várias conquistas a comemorar em relação a conquistas implementadas em relação à Educação Infantil. Cita, entre os avanços, o credenciamento de nove Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a abertura de mais vagas, melhorias e incrementos nas pracinhas de brinquedos das crianças e ainda ampliação do acervo de literatura infanto - juvenil para 2019.

O secretário Reolon explica que, das 11 EMEIs em funcionamento, nove foram encontradas com credenciamento pendente. Através de trabalho coordenado pelo Conselho Municipal de Educação, todas as escolas agora estão com situação regularizada. “É importante destacar o empenho da presidente do conselho, Adilce Woiciciechoski”, observa Reolon.

Além de todo acerto da documentação e registro formal das escolas, foram avaliados e aprovados mobiliário, equipamentos, materiais didáticos e acervos bibliográficos. Inspeção no aspecto sanitário e condições gerais de infraestrutura também foram conferidas. “Com esse credenciamento, nos habilitamos, por exemplo, a pleitear novos recursos do Ministério de Educação ou mesmo do Estado”, diz o secretário.

Mais vagas

Durante o ano de 2018, 70 novas vagas foram criadas em escolas de Educação Infantil, além de outras 200, ano passado, beneficiando crianças de zero a três anos. O secretário João Carlos Reolon prevê que em 2019 entre 70 e 80 novas vagas serão abertas em novas salas a serem oferecidas em instalações a serem adaptadas no antigo Centro Social Urbano.

Para 2020 a meta é criar cerca de outras 150 vagas para o Ensino Infantil. A oferta, neste caso, será em escola em construção para atender à demanda de crianças do bairro Maria Cristina. Amplo prédio, do projeto Pró-Infância, do governo federal, encontra-se em construção.

Livros de literatura

Através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2018 foram confirmados pelo Ministério de Educação mais de 7,5 mil obras de literatura para as escolas da rede municipal de ensino em São Borja. A finalidade é atender crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Para as creches serão 20 obras por turma e para o pré-escolar, 25. Já para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental serão 35 obras por turma e 50 obras do 4º ao 5º ano. O acervo estará à disposição a partir do próximo ano.

Pracinhas

Outra conquista que está sendo comemorada pelo titular da Educação municipal diz respeito a melhorias e acréscimos de brinquedos às pracinhas pedagógicas e de lazer das escolas de Educação Infantil. Melhoram os atrativos pedagógico, de lazer e entretenimento – diz.

João Carlos Reolon ressalta, neste caso, “o resultado de uma salutar parceria, especialmente da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”. Ele observa que, através de recursos resultantes da sobra
de orçamento no Legislativo, foi possível a melhoria que está sendo oferecida. “Além do empenho da administração municipal, é preciso reconhecer a contribuição de todos os 15 vereadores”, finaliza o secretário.

Fonte: DECOM