Página inicial > A Prefeitura > Notícias > Prefeito encaminha liberação do CER e Centro de Saúde Mental para atender demandas regionais

Publicado: Quarta, 17 Outubro 2018 09:51 | Última Atualização: Sexta, 19 Outubro 2018 11:49 | Acessos: 838

Em audiência na terça-feira (16/10), em Brasília, o prefeito Eduardo Bonotto encaminhou no Ministério da Saúde a liberação do Centro de Reabilitação Física e Auditiva (CER) e do Centro de Saúde Mental. Tratam-se de dois grandes avanços na área da saúde que garantirão novos serviços à comunidade regional. Bonotto acertou os últimos detalhes com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, informando que o CER já está atendendo os pacientes do município e que está aguardando a autorização para atender a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Outro avanço diz respeito à confirmação do aporte de recursos do Ministério da Saúde para atender, no Hospital Ivan Goulart (HIG), pacientes da região em relação à Saúde Mental. Ambos projetos estão bem encaminhados e apenas aguardam publicação das respectivas portarias no Diário da União.

O CER, inaugurado no final do mês passado, funciona, por enquanto, apenas com recursos da Prefeitura e atendendo apenas pacientes do município. Agora - no encontro com o ministro Occhi, com presença, também do chefe de Gabinete, Pedro Pereira, e do deputado federal e senador eleito Luis Carlos Heinze -, o prefeito Bonotto espera publicação da portaria que possibilitará o apoio de recursos do governo federal. Na prática, o CER vai atender à demanda de todos os 26 municípios das Missões, para procedimentos de reabilitação motora e auditiva.

Como consequência dessa dimensão regional, o CER também vai ampliar sua equipe de atendimento, com participação de mais profissionais. Antes da inauguração da nova unidade de serviços, São Borja mandava seus pacientes a uma clínica de Giruá, a quase 250 quilômetros de distância.

Saúde mental

O Hospital Ivan Goulart teve aprovado pelo Ministério da Saúde, em 16 de maio, o projeto do seu Centro Regional de Atenção Integral à Saúde Mental (CRAISM). O objetivo é a ampliação do número de leitos e atendimentos, em função da estrutura existente não atender à demanda. O Ministério autorizou 32 leitos no setor, 14 a serem mantidos com recursos estaduais e 18 com repasses federais.

Com essa nova estrutura, será possível atender toda área correspondente à 12ª Coordenadoria de Saúde. Em Brasília, na terça-feira, o prefeito Eduardo Bonotto assegurou a liberação de recursos, para funcionamento da nova unidade de serviços. O CRAISM contará, além de atendimento médico clínico, com sala de multimeios, com recursos audiovisuais, oficinas de artesanato, atividades recreativas e interativas, dois pátios externos com mini-quadra de futebol e espaço adequado adequado para receber visitas.

Também será colocada à disposição de profissionais de diversas especialidades, com assistente social, psiquiatra, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e médico clínico geral. Ainda integram o
grupo  enfermeiros e técnicos em enfermagem para atender os pacientes. O público-alvo inclui dependentes químicos, pacientes do CAPS-AD e portadores de distúrbios mentais, por exemplo.