São Borja é o segundo melhor município do Estado em testagem rápida

Publicado: Quinta, 24 Agosto 2023 15:53 | Última Atualização: Quinta, 24 Agosto 2023 15:53 | Acessos: 252
São Borja esteve representada por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da reunião da Comissão de Gestão das Ações de IST/Aids do Estado do Rio Grande do Sul (COGE), realizada em Porto Alegre, no auditório do Hospital Sanatório Partenon.

O encontro teve como finalidade discutir ações vinculadas aos dados relacionados às estratégias de prevenção e diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatites Virais, HIV e Tuberculose.

Dentre as informações apresentadas durante a oportunidade, São Borja recebeu o mérito de ser o segundo município com maior taxa de testes de HIV, no Rio Grande do Sul, atingindo em 2022, a marca de 19,94%. Os dados que reafirmam a importância da conscientização e da prevenção apontam que o município atingiu índices mais altos até mesmo do que a taxa estadual, que ficou com a média de 6,45%.

O Coordenador e Enfermeiro do SAE Glauber Marques, destaca que o município obteve bons índices em todas as testagens, atingindo 14,54% de Hepatite B, 18,71% para Hepatite C e 9,44% nos testes de Sífilis.

A Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro afirma a importância da prevenção, “o SAE realiza um trabalho de conscientização, prevenção e testagem fundamental para a proteção da comunidade. Todos os testes rápidos, seja para Sífilis, HIV e Hepatites B e C, são totalmente gratuitos para a comunidade. A testagem é essencial para o diagnóstico precoce”.

O SAE está localizado na Rua Presidente Vargas nº 2389, e atende da 07h às 12h, e das 13h às 16h.