SMDS realiza 1° Roda de Conversa “Todos por Elas” do Agosto Lilás

Publicado: Quinta, 17 Agosto 2023 11:22 | Acessos: 300
Foto: Ritieli Ramos
Na manhã desta quinta-feira (17/08), aconteceu a 1° Roda de Conversa Intersetorial “Todos por Elas”, promovida pela Prefeitura de São Borja por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CREAS e demais parceiros. O evento promovido em prol da Campanha Agosto Lilás, mês destinado à proteção e conscientização para o fim da violência contra a mulher.

O Prefeito em Exercício Roque Feltrin, esteve presente na ocasião e destacou “o dia de hoje marca uma das ações em referência ao Agosto Lilás, mês de muita importância em que se evidencia a conscientização e prevenção do combate a violência contra a mulher em todos os âmbitos, que possamos não só hoje, mas em todos os momentos do cotidiano lembrar da importância do assunto”.

A Roda de Conversa teve o objetivo de dar visibilidade e poder conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o quão necessário é o combate à violência contra a mulher. Poder ampliar os conhecimentos sobre o assunto e mostrar formas de como auxiliar mulheres que sofrem ou já sofreram qualquer tipo de violência, informando seus direitos e as formas de denúncia.

A ocasião foi mediada pela Auditora Pública Rita Gattiboni, autora do blog Evitar Calar, compondo a mesa estiveram a Tenente da Brigada Militar Keli Ribas, as Delegadas da Polícia Civil Elisandra Matoso Batista e Graziela Zinelle, a Juíza Helena Machado de Almeida representando o Poder Judiciário, a promotora Melissa Juchen, a Defensora Pública Natália Mattos Wild Sarasol, a Assistente Social do HIG Cintia Saldanha Lersh, a Psicóloga do CREAS Rebeca Alves dos Santos, a Coordenadora das ESFs Gabriela Magalhães Andrade e a Coordenadora do CRAS, Etiane Amaro Sauer Friedrich.

Estiveram presentes ainda na oportunidade a Primeira-dama Fernanda Bonotto, os vereadores Jefferson Homrich e Lindolfo Hardt, as representantes da SMDS Fátima da Rocha e Cristina Decian, além do Consultor Jurídico da Prefeitura, Marcos Rogério dos Santos.

A campanha do Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, criada para amparar mulheres vítimas de violência, independente de qual forma for. Durante todo o mês, estão sendo realizadas diversas programações voltadas à comunidade.