Várias obras de drenagem estão sendo executadas na cidade

Publicado: Quarta, 26 Outubro 2022 12:10 | Última Atualização: Quarta, 26 Outubro 2022 12:10 | Acessos: 438

A Administração Municipal tem consolidado como uma das suas marcar de gestão a correção de sistemas de drenagem e de alagamentos pluviais. Desde o início da gestão inicial, em 2017, problemas crônicos têm sido resolvidos. Nas últimas semanas, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) vêm implementando uma série de investimentos no setor.

Na atual etapa, uma das ações em andamento abrange um trecho de 162 metros, visando equacionar problemas de drenagem na Rua Artur Oscar, aos fundos do 2º RC Mec. É preciso, porém, estender a canalização também pelas ruas Venâncio Aires, Teobaldo Klaus até chegar à Tricentenário. O secretário Moacir Tiecher informa que no trecho principal, de 140 metros, será implantada canalização de um metro de diâmetro. No restante do trecho a ser drenado a tubulação será de 60 centímetros de diâmetro.

A previsão é que no final deste mês as obras de correção pluvial estejam concluídas. Depois, porém, serão necessários serviços de recuperação das vias sob intervenção. São ruas pavimentadas com calçamento e que terão de ser recuperadas.

Nestes próximos dias, outra equipe da SMIESUST inicia outra frente de trabalho de correção dos serviços de drenagem, na Zona Sul da Cidade. Duas vias no interior da vila Marrocos receberão canalização de 240 metros de extensão e um metro de diâmetro até fazer conexão com a Rua Frei Miguelino. O secretário Tiecher prevê mais de duas semanas de operações na região.

O Prefeito Eduardo Bonotto avalia que “são dois bons exemplos do esforço que estamos fazendo para, resolvendo os problemas de drenagem, poder oferecer mais conforto e segurança à comunidade.” O prefeito ainda destaca que “também é importante ressaltar que são melhorias que realizamos com recursos financeiros do orçamento próprio do município.” Do mesmo modo, a mão de obra empregada para as obras é toda da Prefeitura.

Uma terceira frente de trabalho na área de drenagem já está confirmada para começar na perimetral Leste da cidade. Abrangerá mais de 200 metros de extensão, começando na Avenida Tancredo Neves finalizando na Bernardo de Mello. Na Tancredo será instalada tubulação de um metro de diâmetro e na Bernardo de Mello, de 60 centímetros.

O secretário Tiecher explica que se trata de um trabalho demorado e em várias etapas. Depois de escavadas as vias e instalada a tubulação, é necessária operação de reparação dos estragos na pavimentação. Ao total são 13 ruas que receberão trabalhos de drenagem, mas esses três pontos foram escolhidos para iniciar os trabalhos devido à complexidade do problema. Ao todo serão cerca de 1.500 metros de tubulação nos diversos pontos a serem trabalhados nos bairros.