São Borja atinge 100,44% da cobertura vacinal contra Poliomielite

Publicado: Segunda, 24 Outubro 2022 09:34 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:34 | Acessos: 432

Em São Borja, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a imunização de aproximadamente 3 mil crianças de até cinco anos incompletos, o equivalente a 100,44% do público no município, atingindo esta marca perto da data alusiva ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, em 24 de outubro. Data esta estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite.

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro comemora a meta batida, “intensificamos as campanhas pois sabemos da importância da imunização para a vida das crianças, chegar nos 100,44% de cobertura vacinal contra pólio no município nos enche de orgulho e satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado”, disse.

O Prefeito Eduardo Bonotto parabeniza os pais e responsáveis pelo cuidado em manter as crianças imunizadas. “As vacinas refletem o cuidado com as crianças, atingir a meta de imunização contra a paralisia infantil em nosso município é fruto de muito trabalho da nossa Central de Vacinas, ressalto ainda a importância de estarmos sempre atentos a carteira de vacinação de nossos filhos, vamos juntos contra a paralisia infantil”, disse.

Para aplicar vacinas em atraso, devem ser procuradas a Central de Vacinas ou as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, atende das 07h às 12h e das 13h às 16h. Já as ESFs funcionam das 08h30min às 11h30min e das 13h às 17h.