São Borja ganha título de Capital do Fandango

Publicado: Quinta, 07 Dezembro 2017 08:43 | Última Atualização: Quinta, 07 Dezembro 2017 22:02 | Acessos: 1696

Agora é oficial, São Borja é a Capital Gaúcha do Fandango. Ocorreu ontem (05/12), na Assembleia Legislativa do Estado, a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado Lucas Redecker que denomina o município como a Capital Gaúcha do Fandango.

A menção honrosa se deu a partir de uma reportagem do repórter investigativo Giovani Grizzotti que destacava as festividades na Semana Farroupilha no município. Na época, há dois anos, Grizzotti mostrou que os maiores grupos da música gaúcha realizavam shows em algum dos quatro CTGs da cidade (Tropilha Crioula, CFTG Farroupilha, Boitatá e PTG João Manoel). Os bailes movimentavam milhares de pessoas, inclusive vários turistas de outras cidades do estado.

Diante desta situação, a atual administração municipal decidiu potencializar o trabalho juntos às entidades tradicionalistas. Uma das primeiras iniciativas se deu com a criação do Departamento de Tradicionalismo na Secretaria da Cultura. O novo setor foi criado justamente para se aproximar dos CTGs e Piquetes visando fomentar eventos, apoiar participações e promover a Semana Farroupilha.

A administração municipal ainda promoveu o Dia do Chimarrão e o primeiro Dia de Campo, este um evento com a finalidade de escolher os Casais Fandangueiros que representam o município durante os festejos farroupilha. Trata-se de uma grande competição de danças gaúchas, em que os competidores são testados nos mais variados ritmos como Chote, Vanera, Rancheira e Valsa.

O prefeito Eduardo Bonotto e a secretária de Cultura Caroline Aquino comemoraram o título e pretendem potencializar a conquista. Em 2018, o grupo quer realizar uma grande programação para o Dia de Campo e fortalecer ainda mais as entidades para a Semana Farroupilha.

A proposição do deputado Lucas Redecker se deu através de um pedido do vereador São-borjense Elvio Feltrin, menção que precisou ser aprovada no Plenário da Assembleia Legislativa.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Darlan Santos - Decom