Formalizada prorrogação de concessão para os serviços da Ponte da Integração

Publicado: Sexta, 27 Agosto 2021 12:37 | Última Atualização: Sexta, 27 Agosto 2021 12:37 | Acessos: 1280

Nesta quinta-feira (26/08), foi assinado em Brasília o ato que formalmente prorroga o contrato de concessão para as operações da Ponte Internacional da Integração São Borja–Santo Tomé. Fica renovada a concessão, ainda, para os serviços de manutenção das infraestruturas conexas, incluindo o Centro Unificado de Fronteiras (CUF) e os acessos à travessia binacional. É mantida como concessionária a empresa Mercovia S/A, que já está atuando há 25 anos nas operações.

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), destacou que “é mais um dia histórico para o município”. A previsão é que a renovação seja pelo período de um ano, mas com possibilidade de prorrogação por igual período, até que se definam as ações futuras.

Bonotto destacou que, “pela travessia internacional circula cerca de 26% de todo o fluxo de comércio no intercâmbio entre Brasil e Argentina”. Ele ressaltou ainda que “esse ponto de fronteira tem sido a escolha preferencial para a exportação, por via rodoviária, de produtos brasileiros, notadamente os de maior valor agregado.”

Atualmente, são centenas de trabalhadores brasileiros e argentinos atuando no Centro Unificado de Fronteiras, com demanda crescente. Dessa forma, Eduardo Bonotto enfatizou a importância da prorrogação dos serviços e diz ter sido “uma luta que demandou muito trabalho”. Ele citou o apoio do senador Luis Carlos Heinze, do presidente Jair Bolsonaro, da Câmara de Vereadores e de entidades como Associação Comercial e Industrial, Sindilojas e Câmara de Diretores Lojistas em São Borja. Ainda agradeceu a Delegação de Controle da ponte (Delcon), os despachantes aduaneiros, os transportadores internacionais, a Assembleia Legislativa gaúcha os governos de Brasil e Argentina.

O senador Luis Carlos Heinze ressaltou que esse formato de construção e de operações da ponte binacional, com adoção do Centro Unificado de Fronteira (CUF), serve de modelo à toda América do Sul, principalmente pela agilidade que proporciona às liberações alfandegárias. “Portanto, o decreto que prorroga o contrato de concessão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé e Infraestruturas Conexas é uma grande conquista”, afirmou Heinze.

Como uma experiência pioneira na América Latina, a Ponte da Integração foi implantada através de parceria brasileiro-argentina com a iniciativa privada. O Centro Unificado de Fronteira integra os serviços alfandegários dos dois países e agiliza as liberações aduaneiras. A travessia internacional – com 1,4 mil metros de extensão e 14 quilômetros de acessos – foi inaugurada pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Carlos Menen em 9 de dezembro de 1997.