Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MAC registra alto índice de não comparecimento para realização de exames

Publicado: Sexta, 15 Mai 2020 11:42 | Última Atualização: Sexta, 15 Mai 2020 11:42 | Acessos: 7807
imagem sem descrição.

A unidade de Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade (MAC), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, alerta que muitos exames médicos estão sendo solicitados e depois não realizados pelos pacientes. Para evitar esse problema, o MAC pretende conscientizar os pacientes que eles não podem deixar de fazer todos os exames que forem marcados.

“É uma pena, mas à medida em que exames são agendados e não realizados, significa desperdício de serviços públicos, além de representar a retirada da chance de outras pessoas estarem sendo examinadas. A colaboração da população é imprescindível, pois esses exames poderiam ter salvado outras vidas, toda vez que alguém falta, sem aviso prévio, atrasa o tratamento dos demais pacientes que estão aguardando na fila de espera.” - lamenta a coordenadora do MAC, técnica em enfermagem, Mariane Donato.

Os exames são feitos no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Ivan Goulart, sendo que o MAC possui cotas mensais para cada exame realizado pelo SUS. Entre os exames oferecidos estão: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raio-X, Ecografia Geral e Mamografia.

A coordenação do MAC acredita que a população possa estar com receio de ir ao hospital em função da pandemia de Coronavírus e por isso, o alto índice de não comparecimento nos exames. No entanto, destaca que não há motivo para pânico, basta as pessoas adotarem as medidas de prevenção amplamente divulgadas como o uso de máscara e a higienização correta das mãos sempre que tocar em objetos e móveis de uso comum. Além disso, o MAC pede que os pacientes que não puderem ir fazer o exame agendado, informem com antecedência para que outra pessoa possa utilizar a vaga.

O MAC fica localizado no antigo hospital São Francisco e funciona de segunda à quarta-feira, das 8hs às 12hs e das 13hs às 16hs, na quinta e sexta-feira o atendimento ao público é somente pela manhã das 8hs às 12h, à tarde expediente interno.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página