Página inicial > Últimas Notícias > Chama Crioula chegará na próxima terça-feira em São Borja dando início a Semana Farroupilha da Capital Gaúcha do Fandango

Publicado: Quinta, 08 Setembro 2022 13:22

Foto: Ritieli Ramos/DECOM

Como Capital Gaúcha do Fandango, São Borja confirma programação diferenciada de atividades do seu já tradicional Mês Farroupilha. Após restrições impostas pela pandemia da Covid-19, agora a maioria dos eventos volta a normalidade. Depois do Dia de Campo, dias 27 e 28 de agosto, incluindo o 1º Festival de Música Fandangueira, agora na próxima terça-feira, dia 13/09, acontecerá a cerimônia de abertura oficial da Semana Farroupilha, com a chegada da Chama Crioula, às 16h, na Praça XV de Novembro.

O grupo Cavaleiros da Fronteira, representando as entidades tradicionalistas locais, conduz a centelha da chama desde a cidade de Tucunduva, no Noroeste gaúcho, até São Borja, fazendo percursos de pelo menos 240 quilômetros. Na praça, o prefeito Eduardo Bonotto, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, demais setores da Prefeitura e entidades tradicionalistas farão a recepção da chama. Este ano a distribuição da centelha volta a normalidade e será feita na Praça para todas as entidades tradicionalistas e piquetes agregados.

Em 2022, o patrono do Mês Farroupilha no município é Círio Nei Gaúna. Ele é representante do CTG Revivendo a Tradição, de Sarandi, definição estabelecida por critério de rodízio. A manutenção da chama para o próximo ano será do CFTG Farroupilha.

O Mês Farroupilha projeta mais de 60 bailes típicos na Capital Gaúcha do Fandango, nas entidades da cidade e interior do município. Além dessas programações culturais, a tradição gaúcha também estará na Praça XV de Novembro. Diariamente, a partir das 9 até às 16h, entidades se revezarão na guarda da chama crioula e na organização e realização de apresentações artísticas. São atividades que sempre atraem à cidade muitos visitantes.

Em 14 de setembro, a programação na praça será de responsabilidade do CTG Tropilha Crioula. No dia 15 será a vez do CFTG Farroupilha. Já em 16 de setembro a coordenação será do Centro Nativista Boitatá e no dia 17, do CTG Revivendo a Tradição e do PTG João Manoel.

Outro destaque da programação do Mês Farroupilha será o desfile tradicionalista, em 20 de setembro, às 14h. Como habitualmente ocorre, será no centro da cidade, na Rua General Marques. Em 2022, são homenageadas as diversas etnias que formaram a cultura do Rio Grande do Sul.

No desfile o CFTG Farroupilha divulgará a etnia dos açorianos; e o Centro Nativista Boitatá, dos alemães. Já o CTG Revivendo a Tradição levará a cultura italiana e o CTG Tropilha Crioula, os espanhóis. O PTG João Manoel apresentará a cultura dos poloneses.

A secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, projeta com otimismo a programação dos eventos Farroupilhas. “Após todos os impedimentos da pandemia, agora na retomada temos tudo para uma programação ampla, diversificada e com grande participação. Divulgamos nossas ações em todo o Estado, e agora esperamos também os visitantes”, diz ela.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que os festejos são de grande importância para a cidade e principalmente para o estado por exaltarem a cultura gaúcha e da fronteira oeste, mas também por serem uma grande oportunidade de movimentação da economia local e geração de emprego e renda. “O título de Capital Gaúcha do Fandango nos permitiu fomentar muito o turismo através das atrações do Mês Farroupilha em São Borja. Além de ser uma festa prestigiada pela nossa comunidade também atrai turistas e movimenta toda a cidade e seu comércio. Após dois anos de restrições da pandemia, esse retorno em 2022 nos traz perspectivas muito positivas. Temos certeza que São Borja preparou uma excelente programação para acolher moradores e visitantes, tradicionalistas e simpatizantes, enfim, será uma grande festa e esperamos à todos nos eventos da Capital do Fandango!”, convida o Prefeito.