Página inicial > Últimas Notícias > São Borja já prepara realização da Semana dos Museus 2022

São Borja já prepara realização da Semana dos Museus 2022

Publicado: Segunda, 21 Março 2022 18:38 | Última Atualização: Segunda, 21 Março 2022 18:38

Na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) o ambiente já é de preparativos em relação à programação a ser desenvolvida, este ano em São Borja, alusiva a 20ª Semana Nacional dos Museus. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiros dos Museus, tem este ano como tema ‘O Poder dos Museus’ e será realizado a partir da segunda quinzena de maio. A secretária Vânia Alves Cardoso informa que serão desenvolvidas atividades nos cinco museus na cidade administrados pela Prefeitura.

Os museus sob coordenação da Administração Municipal são Getúlio Vargas, João Goulart, Missioneiro Apparício Silva Rillo, Ergológico da Estância e Museu do Esporte. A ideia, conforme a secretária, é que cada espaço cultural, tenha um conjunto de atividades específicas. “Além da chance de o público revisitar o acervo à disposição, a previsão é que todas as casas tenham exposições”, destaca Vânia Cardoso.

A intenção é que os eventos possam se estender pelo menos até o final do mês de maio ou início de junho. “A iniciativa é importante porque, ao mesmo tempo, oferece a chance de que todos os nossos museus tenham mais visibilidade e apelos à visitação”, segundo pontua o prefeito Eduardo Bonotto. Ele acrescenta que “a cidade reúne, nos seus diversos espaços culturais, um dos mais ricos e diversificados referenciais materiais, culturais e históricos do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

A secretária Vânia ainda observa que a programação vai acontecer também no período em que São Borja completa aniversário de emancipação político-administrativa, em 21 de maio. A programação completa da Semana dos Museus será divulgada nos próximos dias.