Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu Getúlio Vargas resgata a pluralidade cultural durante a Era Vargas
Início do conteúdo da página

Museu Getúlio Vargas resgata a pluralidade cultural durante a Era Vargas

Publicado: Quinta, 20 Agosto 2020 09:05 | Última Atualização: Quinta, 20 Agosto 2020 09:05
Imagem: Vilmar dos Anjos
imagem sem descrição.

Na próxima segunda-feira, 24 de agosto, completam-se os 66 anos de morte do presidente Getúlio Vargas. Para assinalar o episódio histórico, o Museu Getúlio Vargas em São Borja, sob coordenação geral da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove a exposição virtual ‘A pluralidade cultural na Era Vargas’. Todas as ações na iniciativa serão online, considerando as medidas de prevenção. A visitação à exposição será através das redes sociais da O acesso a estes conteúdos será através da  página de SMCTEL.

A Era Vargas, entre 1930 e 1954, poderá ser revisitada por meio de fotos e de um vídeo. Também em homenagem a Vargas, o poeta Rodrigo Bauer recitará um poema composto inspirado na vida e na obra do presidente. Os são-borjenses e visitantes também poderão seguir seu passeio virtual pelas salas do museu. Nestas incursões, podem ser conferidas as diferentes fases da Era Getuliana.

O passeio virtual é um retorno ao século passado, relembrando Vargas em família; o samba ‘Exaltação’, de Ary Barosso; Aquarela do Brasil;, o futebol brasileiro.  o Cinema nacional; a  Era do Rádio (Radionovelas, Show de Calouros; , A hora do Brasil – Voz do Brasil e  o Repórter Esso  O Rádio no Brasil nas décadas de 1930, 40 e 50 era principal veículo de comunicação e, neste ambiente, é que Getúlio chega ao poder.

     Voltando a mesma  época, ocorrerão duas apresentações musicais femininas – da cantora Marlene  Rainha do Rádio  e da cantora, atriz e dançarina  Carmem Miranda. As interpretações, agora, serão da artista são-borjense Maria Luísa Gelatti.

     A exposição de homenagem a Vargas ainda terá Villa-Lobos com o Canto Orfeônico, que buscava a formação de um público mais letrado em arte. A Moda Feminina o surgimento da TV Tupy, a indústria fonográfica, a imprensa e a literatura também serão destaque.

   A programação ainda terá participação de outros artistas locais -  Inês Coletto Piantá, Rafa Vieira, Gracco Bonetti, Rossini Rodrigues e Rafael Rodrigues, todos expondo as suas obras.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página