Página inicial > Últimas Notícias > SMEd promoveu, durante todo o ano, formações pedagógicas sobre as heranças étnicas locais

Publicado: Segunda, 02 Dezembro 2019 12:38 | Última Atualização: Segunda, 02 Dezembro 2019 12:38

Na próxima sexta-feira (06/12) ocorrerá o último evento, deste ano, do Encontro da Formação Continuada “Diversidade Étnica na Educação Municipal de São Borja.” Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), voltada especialmente aos professores de História do Ensino Fundamental. Esta última programação de 2019 começará às 13h15min e será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, para docentes dos anos iniciais daquela instituição e também da Escola Municipal Vicente Goulart. As capacitações vêm acontecendo desde o mês de março.

O início das atividades abordando as Diversidades Étnicas na Formação Municipal foi em 09 de março, às 7h30min, no Museu Ergológico de Estância Os Angüeras. A coordenação foi da professora doutora Viviane Margareth Pouey Vidal, que repassou informações aos professores de História do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais da rede municipal de ensino. Houve abordagem exclusiva da temática indígena. A professora Vidal enfatizou a importância histórica dos diversos grupos étnicos dos povos originários, dando ênfase às etnias que compunham a população missioneiro-jesuítica em solo são-borjense.

A interação dos professores durante a palestra aprimorou os resultados. A palestrante mostrou imagens de etnias indígenas missioneiras, assim como de artefatos da cultura desses povos e ainda imagens de escavações arqueológicas em territórios históricos onde viviam sociedades indígenas. A professora Vidal apresentou também obras relevantes materializando as características dos povos originários brasileiros. Objetos indígenas originais e réplicas da pesquisadora, como pontas de flechas e boleadeiras, foram apresentados. Por fim, os professores participaram de oficina, confeccionando peças de cerâmica guarani, à base de argila.

Já nos dias 01 e 08 de outubro foram realizados o 2° e o 3° encontros da formação continuada, na Prefeitura de São Borja. Desta vez, os trabalhos foram ministrados pelos professores doutores e mestres em História Edson Romário Paniagua e João Heitor Macedo. O público-alvo foram docentes de história dos anos finais do Ensino Fundamental ligados as redes municipal e estadual. A explanação foi sobre a valorização e o reconhecimento identitário das etnias indígenas e africanas, com enfoque no Rio Grande do Sul, regiões Central e Fronteira Oeste. Os professores palestrantes apresentaram imagens resultantes de suas pesquisas, ilustrando a explanação.

Nos dias 21 e 22 de outubro, as formações foram realizadas nas escolas Ubaldo Sorrilha da Costa e Duque de Caxias respectivamente. Participaram, dia 21, os professores de Ensino Globalizado (Fundamental 1) das escolas Ubaldo Sorrilha da Costa, Francisco Miranda, Bom Sucesso, Liberato Salzano Vieira da Cunha e República Argentina.

Já no dia 22 a participação foi dos professores das escolas Olinto Dornelles, Liôncio Silvio Pereira Aquino, Osvaldina Batista da Silva, Fernando Ferrari, Duque de Caxias, Ivaí e Ordália Machado. A formação ficou a cargo da professora doutora Nola Patrícia Gamalho e da professora Vanessa Balefo. O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, fez a abertura do encontro. Técnicas de intercâmbio promoveram ampla troca de informações no grupo em relações às etnias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras.

No dia 25 de novembro a formação foi realizada no CETIM Neuza Goulart Brizola para os professores das escolas de Ensino Fundamental Aparício Mariense, Cândida Vargas, Neith Aragon Motta e Neuza Goulart Brizola. Os professores trocaram informações e sanaram dúvidas sobre as legislações que embasam o trabalho das temáticas indígenas e africanas em todas as escolas brasileiras.