Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura avança na ativação de novo sistema de gestão e informática

Prefeitura avança na ativação de novo sistema de gestão e informática

Publicado: Quinta, 25 Outubro 2018 08:56 | Última Atualização: Quinta, 25 Outubro 2018 08:56

Técnicos da empresa DB Selles, de Porto Alegre, contratada pela Prefeitura, promoveram, na terça-feira (23), uma teleconferência de orientações e troca de informações com os técnicos do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) e outros servidores municipais, em torno da implantação de um novo software de gestão da administração. A substituição do sistema atual para o e-Cidade acontecerá de forma gradativa, mas a previsão é que a partir de janeiro já comecem as mudanças na prática. A adoção do software livre e-Cidade, produzido pelo Ministério de Planejamento, abrangerá todos os setores da administração municipal, representando, além disso, economia de recursos financeiros aos cofres públicos.

O diretor do DTI, Renan Streck Donato, calcula que em relação a 70% dos serviços municipais abrangidos pelo sistema atual já está ocorrendo migração para o novo sistema. Na terça-feira foi incluído o segmento de Compras e Licitações, na Secretaria de Planejamento, mas já estão encaminhadas as transferências de cadastros em relação a prestadores e usuários de serviço. O mesmo ocorre na Secretaria da Fazenda, em relação segmentos como Contábil e de Tributos. A previsão que a emissão do IPTU/2019 já se dê pelo novo sistema.

A expectativa é que em novembro tenha início o treinamento de servidores nas diversas secretarias municipais, para que sejam multiplicadores de informações aos colegas. As próximas etapas da migração serão em setores como os de Protocolo e de Patrimônio na administração municipal.

Também falta a incorporação de três importantes áreas – Saúde, Educação e Assistência Social - atualmente fora do sistema. Renan Donato ressalta que, quando todo o novo processo de gestão estiver concluído, até final de 2019, todos os serviços da Prefeitura estarão interligados.

Benefícios

Além de custo menor aos cofres públicos e maior abrangência nas ações, o novo sistema garantirá maior agilidade nos serviços. O secretário de Administração, Plínio Klein, observa que “isso dará aos servidores municipais maior segurança, rapidez e produtividade, enquanto a comunidade poderá acessar on-line vários serviços e documentos de rotina ou então, por exemplo, acessar fazer uma matrícula na escola”.

Para reforçar a integração com a comunidade, a Prefeitura promoverá encontros de troca de informações. O público-alvo serão, principalmente, contadores e outros prestadores de serviços na área contábil. A meta é que a nova sistemática em fase de implantação seja mais facilmente assimilada, para que todos os seus benefícios possam ser usufruídos.

Fonte: DECOM

Images: DECOM