Município segue mobilização para Consulta Popular

Publicado: Sexta, 08 Junho 2018 09:51 | Última Atualização: Sexta, 08 Junho 2018 19:56 | Acessos: 800

Assembleia regional do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede/FO) ocorreu na terça-feira (05), em Alegrete, onde se deu mais um passo em que os municípios da região definiram as demandas para Consulta Popular deste ano, com votação marcada para os dias 26, 27 e 28 de julho, recurso que será executado em 2019. São Borja marcou presença com seus 11 delegados em Alegrete, entre os considerados membros natos e os que foram eleitos na assembleia municipal, realizada na semana anterior.

Essa participação expressiva no colegiado regional sinaliza a perspectiva de que São Borja possa garantir bom volume de recursos para o próximo ano, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando foram confirmados mais de R$ 440 mil para três setores considerados estratégicos – agroindústrias, turismo e saúde.

Para a atual Consulta Popular deste ano, o governo do estado destinou R$ 3,6 milhões para demandas da Fronteira Oeste. A assembleia de Alegrete definiu que, entre dez alternativas, os eleitores terão de indicar as quatro projetos, para cada projeto individual será destinado R$ 905.317,00 (novecentos e cinco mil, trezentos e dezessete reais), valor que será divido entre os municípios que atingirem os percentuais de votação. A cédula contará com projetos em áreas como saúde, infraestrutura, educação, segurança pública, agricultura e turismo integram o rol de opções.

O Conselho Municipal de Desenvolvido (Comud), atualmente presidido pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Reinaldo Menezes Garcia, vai intensificar a mobilização da comunidade, a partir de agora, para o envolvimento da cidade na votação nos dias 26, 27 e 28 de julho. O processo será todo eletrônico, através da internet, a exemplo do ano passado. O advogado José Alberi Carvalho (Dico), que dá assessoria no setor à equipe na Prefeitura, explica que nos dias 26 e 27 o voto dos são-borjenses poderá ser dado offline (por meio de aplicativos) e no dia 28 toda a votação será validada no sistema. Este ano, em função das eleições de outubro e limitações de prazo da legislação, o ranking das demandas na Consulta Popular tem de estar definido até o final de julho.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo Pessoal