Prefeitura trabalha para inaugurar CER em julho

Publicado: Quarta, 30 Mai 2018 10:55 | Última Atualização: Quarta, 30 Mai 2018 10:55 | Acessos: 3154

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acelera ações e preparativos para colocar em funcionamento o Centro Especializado de Reabilitação (CER) física e auditiva. Trata-se de unidade regional de prestação de serviços que vai atender à demanda de 26 municípios da região. Segue a previsão de que julho devem ser iniciados os atendimentos.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, destaca que, depois de atrasos e imprevistos, agora as obras do CER estão plenamente concluídas e aprovadas pelas Caixa Econômica Federal, que foi o agente repassador dos recursos utilizados. Foi investido R$ 1 milhão nas obras, verba da União, e mais R$ 1 milhão para a compra de equipamentos. Muitos dos equipamentos já chegaram e foram instalados. Os que ainda faltam serão adquiridos e colocados em condições de operação até o final de junho.

Paralelamente, equipe da SMS, sob coordenação da secretária Michelly Cherobini, trabalha para o credenciamento do Centro Especializado em Reabilitação no Ministério da Saúde. Devido ao ano
eleitoral, isso deve acontecer antes do mês de julho. Outra providência é a liberação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros.

Sabrina Loureiro ressalta que, também em algumas semanas, tem de estar pronta a equipe técnica e de serviços de apoio que vai trabalhar no CER. Serão cerca de 30 pessoas, no total, mais de 20 de áreas especializadas. São médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, entre outros. Parte do grupo será formada por servidores da Secretaria de Saúde e os demais serão contratados.

Atualmente, pacientes de São Borja que necessitam de atendimentos de reabilitação motora ou auditiva são atendidos em cidades como Giruá, Santa Rosa e Santo Ângelo. Com o funcionamento do CER, virão para São Borja pacientes de 26 municípios integrantes da 12ª Coordenadoria
Regional de Saúde.

O prefeito Eduardo Bonotto destaca que a administração municipal está atenta para os benefícios que o Centro Especializado em Reabilitação trará para São Borja. Ele observa que, “além das facilidades que estaremos proporcionando aos nossos pacientes, receberemos um público numeroso – entre pacientes e acompanhantes -, que virão à cidade para usar nossos serviços, com vantagens significativas. O CER vai funcionar em frente à Praça da Lagoa, em instalações que foram reformadas, adaptadas e ampliadas para a finalidade.

Fonte: DECOM

Imagem:Arquivo