Na manhã de quarta-feira (18/05), funcionários do CAPS – AD promoveram uma atividade de conscientização em relação ao sofrimento mental. O ato marca a luta antimanicomial, movimento realizado no final dos anos 80, com a finalidade de combater o preconceito em relação ao paciente com sofrimento mental e principalmente desenvolver um tratamento humanizado sem privar a pessoa do convívio social.

Os servidores estiveram praticamente em todos os setores para passar a mensagem em relação à data. A mobilização mostra que nos dias atuais, que exigem do ser humano profissionalismo e competitividade, qualquer pessoa pode passar por algum tipo de sofrimento mental. O grupo mostrou frases como: \\\"Saber parar, também é Saúde Mental\\\", ou \\\"O que consome a sua mente, controla sua vida\\\", sugerindo a reflexão.

O Movimento da Luta Antimanicomial além de propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental, mostra que o sofrimento mental pode ser algo presente na vida de todos, porém tendo manifestações particulares em cada indivíduo.
A data também propõe mostrar às pessoas que elas podem se comprometer na construção de uma vida mais feliz para si e para os que as rodeiam, refletindo sobre a própria saúde mental.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Valnir Peralta / Decom