A programação da 15ª Semana dos Museus iniciou a todo vapor, na tarde de terça-feira (16/05) o Museu Ergológico de Estância foi o cenário escolhido para ajudar a narrar o indizível nos Museus, tema do evento em 2017. O visitante quem foi ao local teve a oportunidade de fazer uma viagem ao passado, através de uma exposição fotográfica intitulada - Invisibilidade: O Resgate das Profissões/Trabalhadores nas Estâncias Antigas.
As imagens mostram ofícios do meio rural como: alambrador, tropeiro, domador, o guasqueiro e outros, e que hoje estão desaparecendo com a modernização do campo. O Museu de Estância é uma das referências turísticas do município, sendo um dos poucos do estado que trabalham com a temática do campo, e particularidades do gaúcho.
Seguindo a programação, todas as atividades desta quarta-feira (17/05) estão concentradas no Museu Apparicio Silva Rillo, que iniciou os trabalhos com uma palestra sobre Tolerância e respeito à diversidade Étnica e Cultural. A tarde a partir das 13h30min ocorre palestra sobre As benzedeiras de São Borja e paralelo está disponível a exposição documental sobre as Missões Jesuíticas.
Na quinta-feira (18/05), será a vez do Museu Getúlio Vargas, que realiza uma exposição sobre \\\\\\\"A vida de Gregório Fortunato com os Vargas\\\\\\\", às 14 horas. Na sexta-feira (19/05) às 14 horas, na Casa Memorial João Goulart trará um apanhado histórico A história do Memorial Casa João Goulart, às 16 horas \\\\\\\"Projeto música nos museus\\\\\\\" e às 17 horas ainda no Memorial João Goulart ocorre a cerimônia de encerramento. Nos dias (20 e 21/05), as programações seguem com horários e agendamentos de visitações.

A Semana dos Museus e Emancipação Política de São Borja é uma realização da Prefeitura de São Borja, através da Secretaria de Cultura, tendo o apoio do Instituto Federal Farroupilha e Unipampa.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Ritieli Belmonte / Decom