A programa√ß√£o da 15¬™ Semana dos Museus iniciou a todo vapor, na tarde de ter√ßa-feira (16/05) o Museu Ergol√≥gico de Est√Ęncia foi o cen√°rio escolhido para ajudar a narrar o indiz√≠vel nos Museus, tema do evento em 2017. O visitante quem foi ao local teve a oportunidade de fazer uma viagem ao passado, atrav√©s de uma exposi√ß√£o fotogr√°fica intitulada - Invisibilidade: O Resgate das Profiss√Ķes/Trabalhadores nas Est√Ęncias Antigas.
As imagens mostram of√≠cios do meio rural como: alambrador, tropeiro, domador, o guasqueiro e outros, e que hoje est√£o desaparecendo com a moderniza√ß√£o do campo. O Museu de Est√Ęncia √© uma das refer√™ncias tur√≠sticas do munic√≠pio, sendo um dos poucos do estado que trabalham com a tem√°tica do campo, e particularidades do ga√ļcho.
Seguindo a programa√ß√£o, todas as atividades desta quarta-feira (17/05) est√£o concentradas no Museu Apparicio Silva Rillo, que iniciou os trabalhos com uma palestra sobre Toler√Ęncia e respeito √† diversidade √Čtnica e Cultural. A tarde a partir das 13h30min ocorre palestra sobre As benzedeiras de S√£o Borja e paralelo est√° dispon√≠vel a exposi√ß√£o documental sobre as Miss√Ķes Jesu√≠ticas.
Na quinta-feira (18/05), ser√° a vez do Museu Get√ļlio Vargas, que realiza uma exposi√ß√£o sobre \\\\\\\"A vida de Greg√≥rio Fortunato com os Vargas\\\\\\\", √†s 14 horas. Na sexta-feira (19/05) √†s 14 horas, na Casa Memorial Jo√£o Goulart trar√° um apanhado hist√≥rico A hist√≥ria do Memorial Casa Jo√£o Goulart, √†s 16 horas \\\\\\\"Projeto m√ļsica nos museus\\\\\\\" e √†s 17 horas ainda no Memorial Jo√£o Goulart ocorre a cerim√īnia de encerramento. Nos dias (20 e 21/05), as programa√ß√Ķes seguem com hor√°rios e agendamentos de visita√ß√Ķes.

A Semana dos Museus e Emancipação Política de São Borja é uma realização da Prefeitura de São Borja, através da Secretaria de Cultura, tendo o apoio do Instituto Federal Farroupilha e Unipampa.

Fonte: Decom / Prefeitura de S√£o Borja

Crédito Imagem: Ritieli Belmonte / Decom