Ap√≥s homologa√ß√£o do decreto de situa√ß√£o de emerg√™ncia pelo Governo do Estado ‚Äď RS, o munic√≠pio de S√£o Borja recebeu nas √ļltimas semanas, o aux√≠lio da Defesa Civil. A ajuda humanit√°ria foi destinada para 100 fam√≠lias que receberam kits dormit√≥rio, material de higiene pessoal e de limpeza, e tamb√©m cestas b√°sicas.

Para receber os kits da Defesa Civil, foi necess√°rio cadastrar todas as fam√≠lias prejudicadas pelas chuvas, um trabalho realizado pela Secretaria da Sa√ļde, atrav√©s dos agentes operacionais de sa√ļde, tendo a avalia√ß√£o e o parecer das assistentes sociais, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O prefeito Eduardo Bonotto assinou o decreto de situação de emergência no (10/04), recebendo a aprovação no diário oficial do Estado no início de maio. O chefe do Poder Executivo ainda buscou auxílio no governo federal no Ministério da Integração Nacional, solicitando mais recursos para o município.

Conforme v√°rios indicadores, choveu em S√£o Borja mais de 500 mil√≠metros em abril, a maior m√©dia dos √ļltimos anos para o m√™s. O volume de chuva provocou alagamentos de algumas casas, a situa√ß√£o prejudicou estradas da cidade e rurais, e perdas nas lavouras.

Fonte: Decom / Prefeitura de S√£o Borja

Crédito de Imagem: Darlan Santos / Decom