Uma das medidas para melhorar a tramitação de documentos na Prefeitura foi colocada em prática na manhã de quarta-feira (17/05), trata-se da Central de Protocolos. O novo setor será responsável por gerenciar todos os documentos que ingressam na Prefeitura e também o Protocolo WEB, uma ferramenta que está sendo implantada pela Secretaria de Administração, por intermédio e suporte técnico do Departamento de Tecnologia da Informação.

A Central de Protocolos já está em funcionamento para os públicos interno e externo. Gradativamente o setor eliminará os demais protocolos externos que atualmente existem no Gabinete do Prefeito, Secretaria da Fazenda, Secretaria do Planejamento e na Educação. A Central de Protocolos também será uma alternativa para o cidadão que não tem acesso à internet.

O prefeito Eduardo Bonotto, o vice-prefeito e também secretário de Administração Roque Feltrin acompanharam o início dos trabalhos. Para o prefeito Bonotto, a implantação do setor qualifica e tornar eficiente o serviço na gestão pública. De acordo com Feltrin, a Central de Protocolos permitirá ter maior controle sobre documentos, facilitará a localização, além de simplificar a tramitação.

A Central de Protocolos é um importante passo para efetivar o Protocolo Web, tecnologia que estará proporcionando agilidade, diminuindo deslocamentos dentro da Prefeitura, minimizando custos com papel e impressão. O Protocolo Web futuramente será liberado para o público externo, permitindo ao contribuinte fazer sua solicitação sem precisar sair de casa, e também acompanhar todo o processo pela internet e receber as notificações via e-mail ou SMS.

Os servidores receberam treinamento para operar o novo sistema de protocolos. Lançado no inicio do mês de abril, o Protocolo Web reduz o tempo de lançamento dos processos. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve entrar no Site da Prefeitura de São Borja e clicar na aba Atendimento ao Cidadão no ícone Protocolo Web ou direto no link da Fly Protocolo https://e-gov.betha.com.br/, e efetuar o login ou cadastro de usuário.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Darlan Santos / Decom