Uma das medidas para melhorar a tramitação de documentos na Prefeitura foi colocada em prática na manhã de quarta-feira (17/05), trata-se da Central de Protocolos. O novo setor será responsável por gerenciar todos os documentos que ingressam na Prefeitura e também o Protocolo WEB, uma ferramenta que está sendo implantada pela Secretaria de Administração, por intermédio e suporte técnico do Departamento de Tecnologia da Informação.

A Central de Protocolos j√° est√° em funcionamento para os p√ļblicos interno e externo. Gradativamente o setor eliminar√° os demais protocolos externos que atualmente existem no Gabinete do Prefeito, Secretaria da Fazenda, Secretaria do Planejamento e na Educa√ß√£o. A Central de Protocolos tamb√©m ser√° uma alternativa para o cidad√£o que n√£o tem acesso √† internet.

O prefeito Eduardo Bonotto, o vice-prefeito e tamb√©m secret√°rio de Administra√ß√£o Roque Feltrin acompanharam o in√≠cio dos trabalhos. Para o prefeito Bonotto, a implanta√ß√£o do setor qualifica e tornar eficiente o servi√ßo na gest√£o p√ļblica. De acordo com Feltrin, a Central de Protocolos permitir√° ter maior controle sobre documentos, facilitar√° a localiza√ß√£o, al√©m de simplificar a tramita√ß√£o.

A Central de Protocolos √© um importante passo para efetivar o Protocolo Web, tecnologia que estar√° proporcionando agilidade, diminuindo deslocamentos dentro da Prefeitura, minimizando custos com papel e impress√£o. O Protocolo Web futuramente ser√° liberado para o p√ļblico externo, permitindo ao contribuinte fazer sua solicita√ß√£o sem precisar sair de casa, e tamb√©m acompanhar todo o processo pela internet e receber as notifica√ß√Ķes via e-mail ou SMS.

Os servidores receberam treinamento para operar o novo sistema de protocolos. Lançado no inicio do mês de abril, o Protocolo Web reduz o tempo de lançamento dos processos. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve entrar no Site da Prefeitura de São Borja e clicar na aba Atendimento ao Cidadão no ícone Protocolo Web ou direto no link da Fly Protocolo https://e-gov.betha.com.br/, e efetuar o login ou cadastro de usuário.

Fonte: Decom / Prefeitura de S√£o Borja

Crédito Imagem: Darlan Santos / Decom