Nesta ter√ßa-feira, (16/05), acontece a 1¬™ Confer√™ncia Municipal de Sa√ļde das Mulheres de S√£o Borja, pertencente a etapa municipal da 2¬™ Confer√™ncia Nacional de Sa√ļde das Mulheres (CNSMu). O tema dessa edi√ß√£o ser√° Sa√ļde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade. O evento ocorre das 8h √†s 17h, no CTG Tropilha Crioula.
Estiveram na abertura da Confer√™ncia Municipal o prefeito Eduardo Bonotto, a primeira-dama e diretora do Hospital Ivan Goulart, Fernanda Dal Forno Bonotto, a secret√°ria da Sa√ļde Michelly Cherobini, o vereador Jefferson Hommerich, representando a C√Ęmara dos Vereadores, e Jos√© Volnei Pires em nome da Comiss√£o Municipal da Sa√ļde. Cerca de 200 pessoas, que representaram tanto √≥rg√£os p√ļblicos quanto entidades privadas, estiveram na abertura do evento.
Nacionalmente, a Confer√™ncia tem como objetivo principal propor diretrizes para a Pol√≠tica Nacional de Aten√ß√£o Integral √† Sa√ļde das Mulheres. Para fomentar essa discuss√£o, foram propostos tr√™s eixos tem√°ticos: vulnerabilidade e equidade na vida e na sa√ļde das mulheres; pol√≠ticas p√ļblicas para as mulheres e participa√ß√£o social; o mundo do trabalho e suas consequ√™ncias na vida e na sa√ļde das mulheres.
Pretende-se com a Confer√™ncia que a participa√ß√£o e o controle social do Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) sejam fortalecidos, com ampla representa√ß√£o da sociedade. Al√©m disso, tenciona-se que seja aprofundado o debate sobre o impacto na sa√ļde das mulheres da divis√£o sexual do trabalho, assim como objetivar a intensidade de pol√≠ticas afirmativas para que as mulheres garantam seus direitos. Prop√Ķe-se que em todas as Confer√™ncias Municipais a situa√ß√£o da sa√ļde seja avaliada e, ao final, um corpo de Delegados seja eleito para participar da Confer√™ncia Estadual.
Ainda na parte da manh√£, ap√≥s a abertura oficial, na qual a mesa fez suas seguintes falas, a psic√≥loga Fabiana Bonetti palestrou sobre Acesso das mulheres ao Sistema de Sa√ļde. √Ä tarde, ocorre a forma√ß√£o das mesas e discuss√Ķes sobre os eixos tem√°ticos propostos, posteriormente os grupos formulam o relat√≥rio de cada tema. A plen√°ria final est√° prevista para √†s 15h, logo ap√≥s acontece a elei√ß√£o dos Delegados Municipais e, √†s 17h, o encerramento.
A 1¬™ Confer√™ncia Nacional da Sa√ļde das Mulheres (CNSMu) aconteceu em 1986 e, ap√≥s 30 anos, retoma as discuss√Ķes acerca da Pol√≠tica Nacional da Sa√ļde. Os eventos em √Ęmbito estadual est√£o previstos para serem realizados entre 22 de maio e 20 de junho. A Confer√™ncia Nacional ocorre entre 1¬ļ e 4 de agosto. No Rio Grande do Sul, 64 Delegados de diferentes cidades devem representar o estado.

Fonte: Decom / Prefeitura de S√£o Borja

Crédito Imagem: Rosana Ruviaro / Decom