Secretaria da Saúde viabiliza coleta de exames de sangue na zona rural do município

Publicado: Sexta, 05 Janeiro 2024 13:23 | Acessos: 207
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta quinta-feira (04/01), o atendimento do Laboratório Municipal de Fronteira (Lafron), nas localidades do interior do município, visando facilitar o serviço de coleta de sangue para os exames dos moradores da zona rural.

No primeiro dia da ação inédita, a equipe técnica do Laboratório Municipal esteve esteve em Nhu-Porã, realizou as coletas de exames de sangue de vinte pacientes atendidos na unidade, totalizando material para 90 exames que serão realizados pelo Lafron.

A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro destaca a importância da iniciativa, “é um pleito que nos foi demandado pela comunidade e pelo Vereador André Dubal e que visa melhor atender e facilitar a realização dos exames. Ter o atendimento na localidade, sem precisar deslocar-se para o laboratório reafirma nosso compromisso com os moradores, em proporcionar saúde de qualidade e de acesso para todos.

O cronograma de trabalho está sendo pensado para melhor atender os moradores da zona rural”, afirma.

A coleta nas localidades do interior será realizada na ESF 14, de Nhu- Porã e na Unidade Básica de Saúde (UBS), da Vila Brites, uma vez por mês, e são levadas ao mesmo para análise. Os atendimentos serão de forma eletiva, ou seja, exames não urgentes, já exames específicos ou de urgência seguem sendo encaminhados para agendamentos no MAC ou em outros laboratórios conveniados à Secretaria Municipal da Saúde.