Empresa Ponta Negra apresenta projeto de criação de ZPE em São Borja

Publicado: Terça, 11 Julho 2023 10:22 | Acessos: 45
Foto: Danielly Engelmann

A empresa Ponta Negra Logística apresentou hoje (11/07) o projeto de implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no município. A Zona de Processamento e Exportação (ZPE) é uma forma de estimular as vendas externas em um regime aduaneiro especial, destinado a trazer benefícios para as exportações no Brasil. Desse modo, ela é considerada a zona primária para o efeito de controle de desembaraço aduaneiro na exportação. As organizações empresariais que instalam uma ZPE conseguem tratamentos tributários, administrativos e, principalmente, cambiais diferenciados. Assim, as ZPEs surgem a partir da ideia de promover o crescimento em regiões menos desenvolvidas. Desse modo, proporcionando a redução dos desequilíbrios e o fortalecimento do comércio exterior.

A implantação da ZPE significa uma série de oportunidades para o município, de geração de emprego e renda, de desenvolvimento e integração. O projeto já foi analisado em primeira discussão, ontem, pela Câmara de Vereadores e aguarda aprovação.

A empresa Ponta Negra já possui investimentos em São Borja, na plataforma logística, onde já foram investidos mais de 1 milhão de reais em terraplanagem, através de contratação de empresa local.

“Sem dúvida este é um passo importante em direção ao crescimento do município, esse tipo de investimento promove vagas de emprego e geração de renda para nossa população, além de evidenciar a presença de São Borja na troca comercial internacional. A criação da ZPE é só a primeira de muitas outras medidas que projetarão a cidade cada dia mais”, pontuou o prefeito Eduardo Bonotto.