Secretaria Municipal de Educação fará manutenção da rede elétrica e climatização nas escolas

Publicado: Quarta, 21 Dezembro 2022 10:52 | Acessos: 9973

Durante o período de férias escolares, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) aproveita para implementar ou melhorar serviços de infraestrutura na rede elétrica das escolas. Em São Borja, atualmente, são 31 unidades escolares – 19 de Ensino Fundamental e 12 de Educação Infantil. Uma das prioridades no ciclo de férias 2022-2023 será reforçar ou substituir as redes elétricas existentes. Uma das finalidades estratégicas da ação é instalar e manter em funcionamento aparelhos de ar condicionado, de modo a garantir maior conforto a alunos e professores no retorno as aulas em 2023.

“Com os investimentos que estamos realizando, já estamos oferecendo serviço de climatização em praticamente 100% das nossas salas de aulas”, destaca o Prefeito Eduardo Bonotto.
Já o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, observa que para que esse bem-estar se torne possível é preciso assegurar adequada infraestrutura operacional de apoio, especialmente uma rede elétrica mais potente e mais segura.
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Catarina Bengochea, por exemplo, está trocando o sistema de acesso à rede elétrica que lhe garante abastecimento. É o caso também das EMEIs Luiz Antônio Rigo e Darci Sarmanho Vargas que também recebem reforço na infraestrutura existente.
“De modo geral, sempre que um sistema não esteja em condições de atender às demandas, nós fazemos a ampliação. Temos a convicção que quanto melhores as condições no ambiente escolar, melhor será o rendimento”, ressalta Reolon.
Somente em 2022 mais de 30 aparelhos de ar-condicionado foram adquiridos pela Secretaria de Educação para as escolas. Além de reforço no sistema elétrico operacional, todos os equipamentos serão submetidos a uma operação de limpeza. Isso é feito normalmente uma vez por ano, para que se obtenha o melhor desempenho possível.
No atual período de férias, outras melhorias e manutenção são realizadas nas escolas. Por exemplo a EMEI Quero-Quero vai implantar piso vinílico. O objetivo é garantir maior segurança de circulação no local.
Além disso, todas as escolas da rede municipal - do campo e da cidade –receberão nas próximas semanas serviços de desratização e dedetização. A ação é rotineiramente realizada nas férias, para que todas as escolas fiquem higienizadas e livre de insetos.
Ao longo do recesso escolar, não será interrompido o trabalho de roçada e limpeza no entorno das escolas. Este é considerado um trabalho de rotina, realizado periodicamente. Nos períodos de chuvas mais frequentes, a roçada no pátio das escolas também acontece seguidamente.

Foto: Divulgação SMEd

Pode ser uma imagem de ao ar livre e árvore