SMEd oferecerá capacitação para os candidatos a diretor de escola

Publicado: Segunda, 12 Setembro 2022 10:52 | Acessos: 581

Foto: Arquivo DECOM

Este ano, na primeira quinzena do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoverá nova eleição de diretor para suas escolas de Ensino Fundamental. A escolha será novamente através do voto direto dos professores e funcionários de cada unidade escolar, além de alunos e dos seus pais. A inovação, a partir de 2022, é que a partir de agora os candidatos, para participar da disputa, terão antes que participar de capacitação que está sendo oferecida.

Serão, no total, 40 horas de orientações – à distância e presenciais. Estão programadas quatro sessões online, dias 22, 27 e 29 de setembro e em 13 de outubro, com 12 horas de duração. Já as atividades presenciais serão em 21, 22 e 24 de outubro e em 4, 6 e 8 de novembro, totalizando mais 28 horas de formação específica na área de gestão.

“Com a iniciativa que estamos implementando, estamos pretendendo oferecer condições efetivas para que os nossos futuros diretores possam desempenhar uma ação administrativa segura e contemplando às demandas e expectativas da sua comunidade escolar”, explica o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon. O titular da SMEd informa que também é meta oferecer capacitação complementar a quem for eleito diretor. “Idealizamos um trabalho profissionalizado e plural”, diz o secretário.

Com isso, a equipe técnica que ministrará a formação pedagógica abordará uma diversificada grade de conteúdo. A discussão abrangerá desde gestão financeira e administrativa até a gestão de pessoal e as relações humanas. Outro enfoque central será em torno do convívio harmonioso e adequado no âmbito da comunidade escolar. As relações com as instituições e autoridades serão outro ponto de atenção, assim como a busca e a aplicação de recursos financeiros e patrimoniais.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que o desejo é de que a escola como um todo seja ambiente sadio dos bons valores. Como exemplos, ele cita o “respeito mútuo, a solidariedade e o exercício da cidadania.” Bonotto observa que “valores como estes convergem para a mesma filosofia da Educação Empreendedora, que já oferecemos em várias escolas de Ensino Fundamental.”

A previsão é que a maioria das 19 escolas municipais de Ensino Fundamental elejam novos diretores em novembro. Votam todos os professores e servidores, além dos pais dos estudantes. Em relação aos alunos, votam os que têm acima de 12 anos de idade ou estejam pelo menos no 5º ano. Nas escolas com mais de 500 estudantes são indicados vice-diretores.