Aedes aegypti é tema da Feira Municipal de Ciências em São Borja

Publicado: Segunda, 05 Setembro 2022 12:32 | Acessos: 505

Este ano a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) trabalha a conscientização coletiva e ainda medidas de prevenção ao Aedes aegypti, como tema central da Feira Municipal de Ciências em São Borja. A iniciativa visa à mobilização geral em torno da demanda, assim como a implementação de ações criativas de todas as 19 escolas municipais de Ensino Fundamental ligadas à secretaria, ao mesmo tempo chamando ao debate também as demais escolas, além da comunidade. O Serviço de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como órgão técnico no setor, também é parceiro.

O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, destaca que “o tema da feira, este ano, é mais do que oportuno, num momento em que estamos superando a grave crise sanitária da pandemia da Covid-19.” Ele observa que tudo está sendo um grande aprendizado e, ao mesmo tempo, tem-se no Rio Grande do Sul e no Brasil o agravamento da incidência do Aedes aegypti e que a maior proliferação do mosquito deve ser fator de mobilização e de conscientização geral, pois, afinal, este mosquito é responsável pela transmissão de doenças graves como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

A Feira Municipal de Ciências foi lançada para as escolas municipais e as estaduais, através da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em 14 de junho. A partir daí foi realizada a etapa inicial do evento na rede municipal. Agora no mês de setembro serão definidos e inscritos os trabalhos que disputarão na feira. A previsão é que ela ocorra em 26 de outubro, com participação de representantes das escolas do Município e do Estado, tendo como local provavelmente o Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.

O Prefeito Eduardo Bonotto explica que objetivo é realizar um evento que promova a exposição de atividades experimentais em São Borja. “A finalidade estratégica é incentivar alunos e professores a planejar e executar experiências que possibilitem construir conhecimentos de forma criativa e contextualizada com tema central da feira e em sala de aula”, informa o Prefeito.

Além disso, Bonotto ressalta que paralelamente, as 19 escolas municipais de Ensino Fundamental também participam de concurso de desenhos para a escolha da identidade visual da feira. “Nos próximos dias a SMEd divulgará o resultado do certame. O aluno vencedor será premiado com um tablet, a ser entregue na abertura oficial da Feira Municipal de Ciências”, enfatiza o chefe do Executivo.