SAE realiza palestra sobre Educação Sexual: Saúde e Bem-Estar na Adolescência

Publicado: Segunda, 05 Setembro 2022 08:53 | Acessos: 414

Na última quinta-feira (01/09), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), realizou uma palestra denominada “Educação Sexual: Saúde e Bem-Estar na Adolescência" para alunos do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus São Borja.

A palestra aconteceu dentro de uma oficina organizada pelos próprios alunos da instituição. E abordou temas como o uso regular de preservativos, vacinação contra Hepatite B, vacinação contra HPV, oferta de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C e as ofertas das profilaxias para HIV como a PEP e a PREP.

Com o objetivo de informar o público sobre questões relacionadas à educação sexual na adolescência e visando conscientizar sobre gravidez, infecções sexualmente transmissíveis e vida sexual segura e saudável, o coordenador do SAE enfermeiro Glauber Marques apresentou as possibilidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde para a prevenção, diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, orientada pela proposta da Prevenção Combinada.
O SAE atua para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada com a educação em saúde para público estudantil, levando informações para os jovens e fazendo com que os mesmos disseminem o conhecimento aos seus pares e familiares. A Secretária de Saúde Sabrina Loureiro comentou sobre a palestra: “estar em instituições de ensino e levar conhecimento é orientar jovens e prevenir doenças e gravidez não planejadas”, afirmou.