Como é o trabalho do Programa Primeira Infância Melhor em São Borja?

Publicado: Quinta, 11 Agosto 2022 11:26 | Acessos: 530

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação de política pública do Governo Federal. Em São Borja, o programa foi reinaugurado em 2018 e atende, por meio de atividades em grupo e visitas domiciliares, famílias com gestantes e crianças menores de seis anos de idade, tendo como principal objetivo apoiar famílias, bem como identificar as potencialidades e necessidades que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado desde a gestação.

Os atendimentos são planejados a partir do diálogo permanente com a família e com os profissionais da rede de serviços que realizam o acompanhamento. A participação das famílias é voluntária, a família é convidada, e para participar deve atender os objetivos das ações que serão desenvolvidas.
Entre os principais objetivos estão, a promoção dos direitos na primeira infância; o fortalecimento da parentalidade positiva e da prontidão para aprendizagem; a redução da morbimortalidade materno-infantil. Além de minimizar violências, desigualdades e auxiliar na ruptura dos ciclos de pobreza.
O PIM está atuando com 7 visitadores, que realizam visitas semanais a famílias com crianças de 0 a 5 anos e gestantes de São Borja. Atualmente os profissionais acompanham 88 famílias, nestas 09 gestantes e 109 crianças. Dentre as comunidades atendidas estão: Vila Mario Roque Weis, Vila Arneldo Matter, Vila da Praia, Vila Vicentinos, Porto do Angico, Itacherê, Vila Leonel Brizola, Pirahy, Vila Goulart, Residencial Maria Cristina e Assentamento Florêncio Aquino Guimarães.

No mês de Julho de 2022, iniciaram atividades semanais junto a Casa de Acolhida do município, onde os visitadores e a monitora acompanham todas as segundas-feiras a tarde, as crianças, realizando atividades que estimulam o desenvolvimento. A Enfermeira Luciele Matozo, realiza roda de conversa e atendimento individual com as adolescentes acolhidas, sobre assuntos relevantes de saúde como ISTs, planejamento familiar, higiene, sexualidade, dependência química, depressão, ansiedade, educação, dentre outros.

Além dos 7 visitadores, a equipe conta com uma monitora, profissionais que compõem o Grupo Técnico Municipal (GTM), uma psicóloga representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, uma supervisora pedagógica representante da Secretaria Municipal de Educação e uma enfermeira representante da Secretaria Municipal da Saúde e coordenadora do Programa.
Em sua sede, no antigo Hospital São Francisco, no segundo andar, juntamente ao NASF e o CEO, o programa atende no turno da manhã e da tarde das 7h30m às 11h30m e das 13 às 17h. As datas e horários dos atendimentos devem ser acordados, considerando o melhor para a família. Caso queira desligar-se do PIM, a família não sofrerá nenhum prejuízo no recebimento de benefícios socioassistenciais.