Comitiva de São Borja visita município de Cruz Alta para troca de experiências relacionadas à organização do carnaval

Publicado: Quinta, 11 Agosto 2022 11:19 | Acessos: 109

A Secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso e representantes da Associação Liga Especial Carnavalesca e Cultural de São Borja (ALECC SB), realizaram uma visita ao município de Cruz Alta, a fim de entender algumas práticas adotadas pelo município na organização do carnaval local.

O Vereador Edson Damião; o presidente da ALECC e representante da Escola de Samba Mociviu, Nery Parodi; a secretária da Liga e representante da Escola de Samba Vai Vai, Maria Ruth Ifran; os membros do Conselho Deliberativo, Jeferson Delenogare, representante da Escola de Samba Porto do Sol e o diretor da SMCTEL, Odierly Matos; também acompanharam a visita. A comitiva de São Borja foi recebida pela Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, que contou a experiência do município com os festejos carnavalescos.

Em 2019, Cruz Alta declarou os desfiles das Escolas de Samba como patrimônio cultural imaterial da cidade, a partir de um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores como forma de valorizar o evento cultural.

A Secretária Vânia Alves comenta a motivação da visita: “Cruz Alta assim como São Borja valoriza muito os eventos de carnaval, o modelo de organização adotado por eles é digno de análise, nossa intenção é sempre compreender as boas práticas adotadas por outros municípios e verificar o que pode ser aplicado em nosso carnaval, sempre pensando em maneiras de melhorar ainda mais os festejos de São Borja”, afirmou.

Já o Prefeito Eduardo Bonotto destaca que a troca de experiências entre as administrações públicas é de extrema valia. “Do mesmo jeito que recebemos diversas visitas buscando conhecer projetos e iniciativas que dão certo em São Borja, a troca de conhecimento com outros municípios valoriza e reafirma o nosso compromisso em buscar fortalecer nossos potenciais. O carnaval é uma bonita festa no município e temos a certeza, que com a ALECC e bons exemplos, iremos fomentar ainda mais a programação, movimentando diversos setores e estimulando a economia local”, afirma Bonotto.