Secretaria Municipal de Educação realiza melhorias nas escolas

Publicado: Sexta, 22 Julho 2022 12:46 | Última Atualização: Sexta, 22 Julho 2022 12:46 | Acessos: 710
📸 Julianny Cardoso I Estagiária SMED

Na manhã desta quinta-feira (21/06), o Secretário Municipal de Educação, João Carlos Reolon, participou do programa Gente é Notícia, da Rádio Cultura AM. Em conversa com Edson Arce e Anelise Andres, falou sobre questões como o aprendizado pós-pandemia e as reformas feitas nas escolas nos últimos oito meses.

Entre as melhorias realizadas, citou a reforma da EMEI Tio Calandro, que vai possibilitar a abertura de mais 12 vagas na educação infantil. Já as obras na EMEI Darcy Sarmanho Vargas criarão 16 novas vagas. O Secretário também mencionou que as antigas instalações da Apae estão sendo reformadas, para a implementação da EMEI Professora Natércia Cunha Santos, com estimativa de 180 vagas. A finalização dessa obra está prevista para o período entre novembro deste ano e fevereiro de 2023.

Reolon igualmente relatou sobre outras reformas, como nas cozinhas das EMEFs República Argentina e Olinto Dornelles e nas EMEIs Darcy Sarmanho Vargas, Vicentina Goulart e Tio Calandro. Igualmente estão sendo realizadas ampliação e reforma elétrica na EMEI Catarina Bengochea e a construção de uma sala para armazenamento da merenda escolar no Departamento de Material, observando todas as recomendações sanitárias.

O Secretário de Educação também enfatizou a aquisição de 500 conjuntos de mesas e cadeiras escolares, 155 mesas para professores e mais de 60 aparelhos de ar-condicionado.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que, "as reformas são questões pontuais que, dentro da possibilidade orçamentária do município, precisam ser atendidas para que, no futuro, não afetem só a estrutura das instituições, como também a permanência dos alunos nos educandários".

Outros temas tratados pelo Secretário no referido programa foram o prejuízo à aprendizagem devido à pandemia e os esforços aplicados para a reversão desse cenário. Reolon considera que as instituições de ensino têm um papel importante nesse sentido, mas não podem estar sozinhas. "Não se pode esperar que o problema se resolva apenas no espaço escolar. Não há possibilidade de reconstruir o tempo perdido se não houver a conjugação de esforços entre família, escola e, inclusive, outras instituições", analisa.