Secretaria de Cultura participa de reunião com entidade tradicionalista e apoia projeto cultural

Publicado: Quarta, 13 Julho 2022 12:16 | Última Atualização: Quarta, 13 Julho 2022 12:16 | Acessos: 464

A Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), Vânia Alves Cardozo, participou de uma reunião convocada pela patronagem do CTG Revivendo a Tradição, de Sarandi. Na ocasião, foi discutido o recomeço das atividades na Entidade Tradicionalista com a posse da nova patronagem de 2022. Além do recomeço das atividades, também foi debatida a realização de oficinas culturais na escola da localidade, para preparar as crianças que desejarem participar do concurso para escolha dos futuros peões e prendas que representarão o CTG, compondo os Departamentos Artísticos e Culturais da entidade.

A Secretária de Cultura ressalta que algumas ações já foram realizadas com os estudantes da comunidade. “O projeto para realizar as oficinas culturais e a estruturação do grupo de peões e prendas é do CTG em parceria com a escola da localidade e conta com total apoio da SMCTEL. A ideia é realizar o concurso para escolha dos peões e prendas antes da Semana Farroupilha, será um concurso simples mas com provas culturais, artísticas e campeiras, assim como acontece nas entidades tradicionalistas da cidade. Futuramente se pretende criar também o Departamento Artístico, ou seja, as invernadas em todas as categorias”, explica a Secretária.

O Prefeito Eduardo Bonotto comenta a importância do projeto. “Esse projeto é muito interessante pois leva o Movimento Tradicionalista para dentro da escola, aproximando os jovens das tradições gaúchas e incentivando o culto à nossa história. É sempre interessante a Secretaria se reunir com as Entidades Tradicionalistas do nosso município, as atividades realizadas por elas nos dão o título de Capital do Fandango e estamos sempre a disposição para debates construtivos como este e para auxiliar no que for possível, como por exemplo agora na retoma das atividades do CTG Revivendo a Tradição”, disse.

Além da Secretária de Cultura também participaram da reunião a diretora da Escola Municipal São Judas Tadeu de Sarandi, Cláudia Kriguer, o patrão do CTG Revivendo a Tradição, Rodnei Caetano, os servidores da SMCTEL, Lucélio Fortes da Silva e Laudelino Ferreira e as tradicionalistas Juliana Sloma, Nara Gaúna e Lore Zilli Gauna Caetano.