Prefeito Bonotto participa de reunião do COMBEM

Publicado: Quinta, 30 Junho 2022 11:20 | Acessos: 93

O Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (COMBEM) realizou nesta quinta-feira (30/06), a reunião mensal com seus membros, a fim de debater temas importantes voltados à pauta animal.

Entre as pautas, estiveram a aquisição de um castramóvel ao município, discussão da qual, o Prefeito Eduardo Bonotto foi convidado a participar. Durante o dialogo, os membros do conselho solicitaram informações sobre o custo para aquisição do veículo equipado, uma vez, que há preocupação e duvidas sobre a melhor alternativa considerando a realidade local. Dentre as falas, alegou-se que um dos cuidados que se teve ter é sobre como será o processo rotineiro com o castramóvel, uma vez que além do veículo, é necessário equipamentos, equipe de profissionais, além de alerta sobre os processos pós cirurgia que necessitam de salas de repouso, medicação e acompanhamento médico.

Bonotto ouviu as reivindicações e reafirmou a preocupação da administração municipal em promover alternativas viáveis ao município, “sabemos que temos já uma emenda parlamentar direcionada a isso, o valor mesmo que não supra todo o gasto, pode auxiliar nos custos. Nossa preocupação é a mesma que dos membros do conselho, em realizar uma aquisição que dê encaminhamentos a demanda. Ouvimos atentamente o alerta sobre a situação que talvez, um local físico, com salas amplas e equipadas irá atender melhor a demanda e o trabalho dos profissionais, do que o veículo móvel. Nosso objetivo é contribuir de forma positiva com a pauta. Debates são importantes para os encaminhamentos corretos. O que o conselho emitir por parecer como a melhor alternativa, com toda certeza, enquanto Poder Público iremos realizar a nossa parte. Também já nos colocamos a disposição perante a sugestão de ter um local, por meio de um departamento especifico que cuide da pauta animal na prefeitura. Com toda certeza seria um canal importante com a comunidade, seja para encaminhamentos, dúvidas ou informações. Assim como em outras frentes, somos parceiros em contribuir de forma positiva”, afirma o Chefe do Executivo.

Fazem parte do COMBEM pessoas e instituições ligas diretamente com a pauta animal. O vereador Lindolfo Hardt que propôs a criação do conselho, destaca a importância do grupo para o debate das pautas, “o COMBEM foi criado justamente para trazer discussões pertinentes a proteção animal. Não diz respeito sobre a compra ou não de um veículo, mas sim, sobre de forma organizada e responsável, optarmos pela alternativa que dentre a realidade social e financeira do município, melhor beneficie a todos. Nossos animais merecem nosso olha atento e cuidadoso”, destaca o parlamentar.

O COMBEM irá realizar os encaminhamentos necessários referentes as pautas discutidas e após lavrar em ata, irão informar a administração municipal sobre os pareceres dados.

Fotos: Danielly Engelmann | Decom PMSB