Equipes da Saúde discutem informações e fluxos de diagnóstico de sífilis no município

Publicado: Quarta, 15 Junho 2022 12:13 | Última Atualização: Quarta, 15 Junho 2022 12:32 | Acessos: 349

Na terça-feira (15/06), as equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e da Vigilância Epidemiológica reuniram-se com objetivo de qualificar as informações contidas nas notificações de sífilis adquirida, sífilis em gestante e congênita, bem como combater a sub notificação do casos diagnosticados. Ainda foram abordados os fluxos de diagnóstico na rede municipal, bem como as atuais recomendações do Ministério da Saúde para a erradicação dos agravos.

O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que a Saúde Municipal é uma rede integrada e que, portanto, profissionais de diversos setores estão sempre interagindo e trabalhando conjuntamente a fim de garantir e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

O município de São Borja apresentou no ano e 2021, 70 novos diagnósticos de sífilis adquirida, trinta novos casos de sífilis em gestante e 07 casos de sífilis congênita. A Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, afirma que frente a esta realidade, ações pautadas na prevenção combinada estão sendo desenvolvidas na rede de Atenção Básica de Saúde Municipal pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), como a distribuição permanente e gratuita de preservativos masculinos e femininos, a oferta de testagem regular rápida para sífilis e o tratamento de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além das estratégias de redução de danos e o trabalho de educação em saúde realizado nas escolas.