Prefeitura orienta sobre podas da arborização urbana

Publicado: Quarta, 15 Junho 2022 08:24 | Última Atualização: Quarta, 15 Junho 2022 08:24 | Acessos: 333

Como segue o período recomendado para a operação de podas da arborização urbana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está reforçando orientações básicas sobre estes serviços. O período apropriado estende-se até o final de agosto, segundo as recomendações técnicas para a região. A primeira iniciativa é procurar a secretaria, na Prefeitura, das 7h30mim às 13h, de segunda à sexta-feira.

Para a operação de poda é indispensável apresentar um pedido. Isso vale tanto para árvores em área privada ou área pública. O Departamento do Meio Ambiente não faz nenhuma cobrança, mas dá a autorização e as recomendações básicas essenciais sobre o processo de poda.

As recomendações envolvem a extensão da operação de poda, considerando o tipo da árvore, assim como os instrumentos a serem utilizados para desenvolver o trabalho, observando que não pode ser uma poda radical, que comprometa a sobrevivência da espécie.

Já para remoção de uma árvore, é preciso avaliação no local pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Isso normalmente ocorre quando a árvore estiver comprometida ou oferecendo risco. Outra hipótese é para dar lugar a alguma construção, mas mesmo assim, a retirada também só pode acontecer mediante autorização.

Manual de Podas.pdf