SMS alerta sobre a dificuldade para compra de medicamentos

Publicado: Quinta, 19 Mai 2022 14:25 | Acessos: 141

Em reunião com o Prefeito Eduardo Bonotto nesta quinta-feira (19/05), a Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro destacou a preocupação da equipe da pasta com a dificuldade que vem sendo enfrentada pelo Município para compra de alguns medicamentos.

Mesmo com orçamento e questões burocráticas em dia, o Poder Público enfrenta a falta de repasse por meio dos fornecedores, muitas vezes, devido a falta de matéria-prima em contexto nacional e até mesmo em casos de importação.

Bonotto reafirma que a situação vem sendo monitorada e que iniciativas estão sendo analisadas para que a comunidade não seja gravemente afetada com a situação. “Sabemos que a falta de medicamentos vem sendo um problema não só em São Borja, mas para demais municípios gaúchos, bem como em outros estados do país. Nosso objetivo é encontrar alternativas, seja com consórcios, contrações emergenciais ou novas licitações para que nenhum paciente tenha seu tratamento médico afetado de forma grave”, pontua.

No município, a dispensa de medicamentos é realizada nas farmácias básicas, no Centro e no bairro do Passo, bem como, dependendo dos casos médicos, nas ESFs e no CASA. A Secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, afirma que as equipes estão buscando da melhor forma possível solucionar as lacunas das medicações.

“Essa é uma situação complicada, uma vez que mesmo que da parte da Administração Municipal esteja tudo certo para a compra de medicamentos, a falta de produção dos fornecedores acaba atingindo diretamente a comunidade. Já realizamos as notificações aos responsáveis, reafirmando nossa preocupação e seguimos em alerta para que esse problema seja contornado o quanto antes”, conclui.