Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PrEP e PEP: Prefeitura oferece estratégias de prevenção combinada no combate ao HIV

Publicado: Quinta, 19 Mai 2022 14:20 | Acessos: 3874
imagem sem descrição.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) disponibiliza gratuitamente as novas estratégias de prevenção ao HIV: A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP).

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

Quando tomada diariamente a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. Mas a PrEP só tem efeito se o medicamento for tomado todos os dias e começa a fazer efeito após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

A PrEP é indicada para pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV como: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans e trabalhadores (as) do sexo. Além disso, também é indicada para pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), ou apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Já a PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Como profilaxia para o risco de infecção pelo HIV, a PEP tem por base o uso de medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus. Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período realizando os exames necessários, pois existe a recomendação de que toda pessoa com exposição sexual de risco ao HIV seja avaliada para um eventual episódio de infecção aguda pelos vírus das hepatites A, B e C.

Tanto a PrEP quanto a PEP estão disponíveis em São Borja através do Serviço de Atendimento Especializado, de forma totalmente gratuita. Qualquer pessoa pode procurar pelo serviço no prédio do SAE que fica na rua Presidente Vargas 2389, das 7 às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. O SAE também atende pelo telefone 3430 3748.

Além disso, em casos de atendimento de urgência nos finais de semana e feriados, a PEP está disponível no Pronto Socorro do Hospital Ivan Goulart.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página