Começam em São Borja os serviços de Ronda Social

Neste ano, com a chegada do frio mais cedo, São Borja está começando antes que o habitual os serviços de Ronda Social. A ação destina-se a garantir abrigo a pessoas em situação de rua ou que não tenham onde permanecer à noite. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

Os serviços começaram a ser realizados na quarta-feira (18/05) e devem se estender pelo menos até o final de julho. Diariamente, a partir das 20h30min, um veículo da Prefeitura recorrerá os locais em que podem estar pessoas precisando de apoio. Entre esses pontos, estão as praças da cidade, as áreas em frente às igrejas e a Estação Rodoviária.

Quando necessário, podemos acolher inclusive uma família inteira”, segundo ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoito.

As pessoas são convidadas a se abrigarem no Albergue Municipal, que está localizado na Rua Sarandi, 320, bairro Itacherê. No local é oferecido banho quente, janta e café da manhã, além de pernoite. A permanência é das 19h às 7h do dia seguinte.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que a ação, além do seu caráter social é, sobretudo, humanitário. “A Administração Municipal sempre será sensível a dificuldades deste tipo, e oferecer conforto e segurança a quem precisa é uma das nossas prioridades.” O prefeito lembra que os problemas acarretados pela pandemia agravaram a situação e, por isso, aumenta a necessidade de apoios.