Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SMEd promove capacitação para orientadores educacionais

Publicado: Terça, 10 Mai 2022 12:02 | Última Atualização: Terça, 10 Mai 2022 12:02 | Acessos: 374
imagem sem descrição.

Na quinta-feira (05/05), o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu encontro de capacitação com orientadores educacionais. O encontro, na sala de reuniões da secretaria, teve participação do titular da pasta, João Carlos Reolon, da diretora Pedagógica, Lourdes Balbueno e de orientadores ou diretores de escolas. São Borja conta com 26 orientadores educacionais nas escolas municipais.

Um dos temas centrais em pauta foi no sentido de que sejam elaborados planos de atividades, para a retomada pós-pandemia, contemplando sobretudo o processo sócio emocional na vida do estudante. Uma das preocupações estratégicas é que o ambiente escolar seja acolhedor e sintonizado às diretrizes da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O Prefeito Eduardo Bonotto enfatiza que a orientação dos especialistas na área de Educação é que sejam bastante trabalhadas questões como bullying e respeito à comunidade escolar.

O Secretário Reolon, que abriu os trabalhos da reunião, lembrou que “nos últimos dois anos sem aulas presenciais os vínculos de relação e convívio ficaram prejudicados e portanto necessitam de maior atenção.” Assim, uma das iniciativas estratégicas é evitar evasões dos alunos e, sempre que necessário, fazer busca ativa em rede com o apoio de agentes de saúde e dos CRAS de assistência social.

Atualmente, 21 casos de desistências de alunos na rede municipal foram formalmente registrados no Conselho Tutelar. Do ponto de vista pedagógico, uma das preocupações é que os estudantes não tenham déficits significativos de desempenho, apesar dos transtornos acarretados pela pandemia. Uma das prioridades é desenvolver ações que fortaleçam o desempenho do aluno na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental e na troca do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página