Prefeitura inicia busca ativa de vacinação em empresas e instituições visando a imunização contra COVID-19 e Gripe A

Publicado: Quinta, 05 Mai 2022 08:52 | Última Atualização: Quinta, 05 Mai 2022 08:52 | Acessos: 358

A Prefeitura de São Borja por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza parceria com empresas e entidades objetivando a promoção da busca ativa em pessoas que estão com a imunização incompleta contra a Covid-19 e também da Gripe A - H1N1 (Influenza), tanto por atraso em relação à data da segunda dose da vacina, quanto da dose de reforço (3ª dose), sendo a Universidade Federal do Pampa campus São Borja (Unipampa), a primeira a receber ação da SMS.

A atividade será realizada pela SMS na próxima quarta-feira (11/05), nas dependências do campus I, da Unipampa, das 8h às 10h e das 13h30min às 15h, pelo turno da noite das 18h30min às 20h. Para vacinar-se é necessário ter em mãos RG, CPF e Carteira de Vacinação. Nos casos de pacientes que possuem doenças crônicas devem apresentar solicitação do médico para a realização da vacina da Gripe, já para os casos de pacientes diabéticos é possível realizar a vacinação com a receita médica.

A aplicação da vacina da Gripe ocorrerá para pessoas com deficiências ou comorbidades, crianças de 06 meses a 5 anos incompletos, gestantes, indígenas, professor, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas, membros da segurança e salvamento e trabalhadores do sistema prisional e do Centro Unificado de Fronteira (CUF). Já a vacinação para Covid-19, 2ª e 3ª dose serão aplicadas em pacientes com quatro meses completos desde a dose anterior.

O prefeito Eduardo Bonotto, destaca que posteriormente outras empresas e instituições com grande fluxo de pessoas também receberão a ação da secretaria, que tem como objetivo através da busca ativa incentivar a imunização destas enfermidades, além de aumentar os índices de vacinação no município, proporcionando maior segurança e saúde para a comunidade.

A secretária da SMS, Sabrina Loureiro explica que a busca ativa é uma forma de contemplar, oportunizando que os pacientes que por algum motivo não conseguiram realizar sua dose da vacina no seu posto, tenham agora essa oportunidade de imunização garantida, visto que os horários são flexíveis, abrangendo todos os públicos.