Metade dos alunos da Escola Ubaldo Sorrilha da Costa já está com turno integral

Publicado: Quarta, 04 Mai 2022 09:05 | Última Atualização: Quarta, 04 Mai 2022 09:05 | Acessos: 782

Gradativamente a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) vem ampliando ações no sentido de oferecer ensino básico em turno integral. A experiência iniciou com o Centro de Educação de Turno Integral Municipal (CETIM) Neuza Brizola e agora abrange também a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa.

No CETIM todos os alunos têm atividade em turno integral e na Ubaldo Sorrilha da Costa metade dos alunos já são atendidos em turno integral. “Temos muito orgulho e prazer de colocar em prática esta modalidade de ensino, pois oportuniza que as nossas crianças e jovens desenvolvam as suas melhores habilidades e talentos”, segundo ressalta o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon.

Os estudantes, a partir da Educação Infantil, ficam o dia todo na escola. Em um dos turnos eles recebem atividades pedagógicas convencionais e, no outro, participam de oficinas pedagógicas. A diretora pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, informa que são ministradas oficinas de Artes, de Educação Ambiental e de Práticas Esportivas, além de ser oferecido reforço no ensino de Matemática e de Português, assim como noções básicas em Inglês ou Espanhol.

O Prefeito Eduardo Bonotto ressalta que as equipes nas escolas tiveram de ser ampliadas, para implementar as ações adicionais. “Os alunos também recebem café da manhã, depois almoço e, à tarde, também é servido lanche antes do encerramento do dia de atividades. Os recursos financeiros de manutenção do sistema de turno integral são do próprio orçamento da Prefeitura, que também recebe auxílio de apoio do Ministério de Educação”, destaca o Prefeito.

Números

A Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa iniciou há três anos a aplicação prática do ensino em tempo integral. Atualmente, são 357 estudantes matriculados, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Destes, 173 frequentam a escola o dia todo, distribuídos em dez turmas. Na Educação Infantil, são 75 crianças – 39 de Pré-Escolar 1 (quatro anos) e 36 de Pré-Escolar 2 (cinco anos).

Já no 1° ano do Ensino Fundamental são duas turmas (36 alunos), outras duas de 2º ano (33 alunos) e mais 29 crianças no 3º ano. São 98, no total. A projeção é ampliação em mais duas turmas, do 4º ano, em 2023.

A Escola Ubaldo da Costa também prepara a adoção do sistema pedagógico como instituição educacional cívico-militar. Sem alterar o mesmo currículo pedagógico que é oferecido para todas as demais escolas, é agregado o apoio de monitores, para auxiliar na disciplina e no aprendizado de valores como respeito, cidadania, disciplina e civismo.

Já no CETIM Neuza Brizola o turno integral foi instituído há alguns anos e abrange todos os 185 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Prefeito Eduardo Bonotto não tem dúvidas sobre os bons resultados da iniciativa. “Trata-se de um investimento aos nossos jovens que, certamente, só produzirão bons resultados futuros como cidadãos e profissionais ou empreendedores pessoais”, acredita Bonotto.