Municípios irão pleitear a construção através de consórcio intermunicipalUma reunião na quarta-feira (17/11) na Prefeitura de São Borja tratou da instalação do aterro sanitário regional. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Mariovane Weis e reuniu, além de técnicos da prefeitura, representantes das cidades de Itaqui e Maçambará. Na reunião foi decidido que os municípios irão pleitear a construção através de consórcio intermunicipal.

Em entrevista ao programa “Momento do Executivo”, o Secretário de Meio Ambiente, José Ênio de Jesus, declarou que a compra de uma propriedade, a 20 quilômetros do centro da cidade, deverá ser feita pelo município de São Borja. Segundo ele, o valor da área deverá ser diluído no montante pago pelos três municípios que irão arcar com as despesas do aterro sanitário proporcionalmente a produção de resíduos. A compra da área ocorrerá após a aprovação do projeto pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Somente em São Borja são recolhidas diariamente 40 toneladas de resíduos, o que pode chegar a mil toneladas por mês. Uma das medidas adotadas para reduzir o lixo encaminhado ao lixão é a coleta seletiva que traz ainda o benefício da reciclagem. A usina de triagem local conta com o apoio da Cooperativa dos Catadores que realiza o trabalho de separação do lixo. Esta iniciativa é sugerida aos demais municípios.

José Ênio de Jesus prevê que a ideia colocada em prática resultará em menor quantidade de lixo a ser encaminhada. “Reaproveitar (o lixo) através da reciclagem o máximo possível”, pondera. Com isso, o lixo reciclável não será encaminhado ao aterro e ficará com os catadores. Deste modo, o custo do transporte sofrerá uma redução aliando a uma forma de geração de renda às famílias dos catadores.


Fonte: DECOM PSB
Crédito imagem: Rochana Grossi / DECOM PSB


Confira outras fotos:
{morfeo 12}

logo-rodape-img

Localização

  • Rua Aparício Mariense 2751, Centro, São Borja-RS, CEP:97670.000
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • (55)3431.9818 / 3431.8624 / 3431.4407